Cafeteira é o mais velho senador eleito e Perillo e Expedito Júnior os mais jovens



Entre os 27 senadores eleitos no domingo (1º), o mais velho é o ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira, 82 anos, em seu segundo mandato como senador, eleito pela coligação "A Força do Povo". Entre os mais jovens senadores recém-eleitos estão o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com 43 anos, mesma idade de Expedito Júnior, eleito por Rondônia, na coligação "O Trabalho Continua", que reuniu PPS, PAN, PFL, Prona, PTN e PV.

Perillo foi o mais jovem brasileiro a assumir o cargo de governador de estado, em 1999, enquanto Expedito Júnior foi o mais jovem deputado a assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, em 1986.

Depois de Cafeteira, o senador mais idoso é Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com mandato até 2011. O senador mais idoso da atual Legislatura, Alberto Silva (PMDB-PI), 88 anos, vice-presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), encerra seu mandato em 2007.Alberto Silva acaba de ser eleito deputado federal.

Marconi Perillo e Expedito Júnior, por sua vez, estarão ao lado da senadora Fátima Cleide (PT-RO), 43 anos, candidata derrotada ao governo do estado, cujo mandato vai até 2011; de Patrícia Saboya (PSB-CE), 44 anos, e de Heloísa Helena (PSOL-AL), candidata derrotada à Presidência da República, também com 44 anos, que tem mandato até 2007.

Para o professor-doutor Vamireh Chacon, autor do livro História Institucional do Senado no Brasil e professor aposentado do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília, a tendência do Senado é acompanhar o aumento da expectativa de vida da população brasileira e constituir-se, cada vez mais, de pessoas com idade mais avançada.

- A idade média dos senadores está aumentando, como em todas as profissões - disse o professor, salientando que não apenas no Congresso atual, mas também à época do Império, já havia senadores idosos. A explicação, segundo ele, estaria em que a baixa expectativa de vida se restringiria às classes menos favorecidas.

02/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior, eleito senador por Rondônia, quer o fim da imunidade parlamentar

Expedito Júnior elogia programa do governo de Rondônia que investirá mais de R$ 1 bilhão no estado

Expedito Júnior: Constituição de 1988 traz um dos textos mais avançados em relação à defesa ambiental

Expedito Júnior quer divulgação de candidatos a vice e a suplente de senador

Expedito Júnior quer incluir crianças de rua em projeto destinado a jovens em situação de risco

Cafeteira passa bem, mas permanece em São Paulo por mais alguns dias