Caixa define uso do FGTS em ações da Petrobras



Os trabalhadores que têm ações da Petrobras com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão participar da nova operação de capitalização da Petrobras. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6), pela Caixa Econômica Federal. De acordo com a Caixa, os cotistas do Fundo Mútuo de Privatização (FMP) que adquiriram ações da Petrobras até agosto de 2000 utilizando recursos do FGTS – e mantiveram a aplicação até 30 de junho deste ano – poderão utilizar até 30% do saldo existente na conta vinculada para exercer o direito de prioridade na aquisição de ações.


A capitalização da Petrobras começa no próximo dia 24 e deve ser a maior já feita na estatal. A previsão é de que esteja concluída até o dia 27, três dias antes da data prevista, 30 de setembro. Objetivo é fortalecer a empresa e prepará-la para o processo de abertura do Pré-sal.


A circular da Caixa explicando os procedimentos para utilização do FGTS na operação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6) e a adesão poderá ser feita entre os dias 13 e 16 de setembro. Os interessados deverão procurar a instituição financeira que já administra sua aplicação.


Ao se dirigir à instituição financeira que administra o fundo para formalizar o pedido, o trabalhador deverá apresentar o extrato das contas do FGTS. Caso não tenha os extratos, poderá obtê-los na internet, pelo site da Caixa, nos terminais de autoatendimento com o Cartão do Cidadão ou nas agências do banco.


Caso a oferta de compra de ações seja aceita pela Caixa, o valor correspondente será bloqueado na conta do trabalhador até a liquidação da oferta pública que deverá ocorrer no dia 29 de setembro. É importante que o trabalhador fique atento à proposta que fará, pois, de acordo com o banco, “a solicitação tem caráter irrevogável e irretratável, ou seja, não há possibilidade de desistência”.


A instituição também adverte que o trabalhador não poderá fazer saques na conta vinculada durante o período da oferta. Depois que o dinheiro for aplicado, o trabalhador só poderá solicitar que os recursos aplicados nas ações da Petrobras retornem para a conta do FGTS após um ano da liquidação da oferta.
 

Fonte:
Agência Brasil

 



06/09/2010 18:19


Artigos Relacionados


Petrobras define valor das ações de capitalização nesta quinta

Vítimas de enchentes em SC resgataram mais de R$ 520 milhões do FGTS na Caixa

Caixa libera FGTS para mais de 100 mil vítimas das enchentes em SC

Caixa já liberou FGTS para mais de 29 mil vítimas das enchentes em SC

FGTS não comporta mais demandas, afirma presidente da Caixa

FGTS de 25 mil trabalhadores injeta R$ 423 milhões na Petrobras