Cálculo para reajuste dos planos de saúde em 2012 será mantido
Os planos de saúde individuais novos serão reajustados a partir de maio de 2012, utilizando o mesmo modelo de cálculo dos anos anteriores, a média do reajuste coletivo. Os estudos referentes à metodologia de apuração do reajuste desenvolvidos pela Câmara e Grupo Técnicos de Reajuste foram finalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Foram desenvolvidos diversos estudos em busca de novas metodologias, inclusive a regionalização do índice, baseada no modelo atual. No entanto, concluiu-se que há necessidade de continuação dos estudos e que a regionalização acarretaria elevada diferença entre regiões, onerando especialmente as de menor poder aquisitivo.
Os estudos contaram com a participação de representantes do setor de saúde suplementar, órgãos de defesa ao consumidor, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social e Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.
O material desenvolvido durante os encontros pode ser consultado no espaço “Participação da Sociedade/Câmaras e Grupos Técnicos”, no site da ANS.
A autorização abrange os contratos individuais/familiares médico-hospitalares, com ou sem cobertura odontológica, vigentes a partir da Lei 9656 de 1998 ou a ela adaptados.
Fonte:
ANS
17/02/2012 19:17
Artigos Relacionados
CAS vota projeto que fixa reajuste para profissionais credenciados por planos de saúde
Renan Calheiros apela para reajuste de planos de saúde inferior à inflação
ANS divulga reajuste dos planos de saúde
Reajuste dos planos de saúde ainda não foi autorizado, afirma ANS
Planos de saúde têm 48,7 milhões de beneficiários em junho de 2012
Procon-SP: ANS é questionada sobre reajuste anual dos planos de saúde antigos