Calderano quer mostrar força da nova geração no tênis de mesa
Hugo Calderano é o novo rosto do tênis de mesa brasileiro. O carioca, de 17 anos, ganhou destaque internacional no início do ano ao se tornar vice-campeão da etapa final do Circuito Mundial Juvenil, que reuniu os 16 melhores atletas da temporada de 2013, em Portugal.
Este ano será especial na carreira do mesatenista. Mesmo sendo atleta juvenil, Calderano jogará o circuito adulto e sub-21, além de representar o País durante os Jogos Olímpicos da Juventude, entre os dias 16 e 28 de agosto, na cidade de Nanjing, na China. A classificação foi feita com base no ranking mundial da modalidade.
Aos 14 anos, Hugo Calderano se mudou do Rio de Janeiro para a cidade de São Caetano do Sul (SP), para treinar e jogar com os melhores atletas do Brasil. Desde então, ele recebe o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Ele entrou no programa pela categoria nacional, no pleito de 2010. Nos anos seguintes, o mesatenista recebeu o benefício na categoria internacional.
Segundo Calderano, a experiência e os resultados objetivos no início do ano mostram a evolução nos treinamentos e nos estágios internacionais. “Consegui os terceiros lugares no sub-21 nas etapas do Kuwait e Catar, do Circuito Mundial. Derrotei seis atletas que estão melhores colocados do que eu no ranking mundial. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.
De lá para cá, o atleta vem ganhando experiência internacional e aprimorando as técnicas. Os principais títulos do mesatenista foram o terceiro lugar no Desafio Mundial de Cadetes, em 2012, e o título do Aberto Adulto do Brasil em 2013.
Já nas competições internacionais, o brasileiro vem jogado de igual para igual com os asiáticos. O foco do atleta é subir ao pódio nas duas principais provas do ano para mostrar a força da nova geração do tênis de mesa brasileiro. “Meu objetivo é estar no pódio nas duas competições, nos Jogos Olímpicos da Juventude e no Mundial Juvenil”, revelou.
Fonte:
Ministério do Esporte
23/03/2014 12:56
Artigos Relacionados
Amapá quer fortalecer o tênis de mesa no estado
Brasileiro faz história no tênis de mesa
Equipes do tênis de mesa estreiam com vitórias
Tênis de mesa brasileiro disputa torneios na Suécia
Brasileiras avançam no Aberto da Hungria de tênis de mesa
Que tal uma pausa na correria para jogar tênis de mesa?