Calheiros lamenta morte de professor e ex-senador



O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), ocupou a tribuna, nesta terça-feira (25), para lamentar o falecimento do professor, advogado e ex-senador Aurélio Viana da Cunha, ocorrido na semana passada. Renan lembrou que Aurélio Viana, nascido em Pilar (AL) em 1914, foi deputado estadual por Alagoas deputado federal e senador da República representando os estados de Alagoas e da Guanabara.

Renan Calheiros ressaltou a -veia democrática inesquecível- de Aurélio Viana Cunha, lembrando que em 61, em sessão da Câmara dos Deputados, mostrou seu respeito às instituições e à democracia, defendendo a posse do vice-presidente João Goulart, na crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros. Ele integrou a Frente Parlamentar Nacionalista, pautando sua atuação pela defesa da reforma agrária.

No Senado, Aurélio Viana Cunha presidiu várias comissões, principalmente aquelas ligadas a assuntos internacionais. Também atuou em comissões extraordinárias, como a do Polígono das Secas. Foi líder do MDB no Senado, onde teve papel destacado na oposição à ditadura militar.

Aurélio Viana Cunha, ressaltou o senador, abraçou a doutrina das causas sociais e trabalhistas, tendo contribuído na elaboração da lei do 13º salário, em 62. Findo seu mandato em 1971, Aurélio Viana se retirou da política, passando a representar a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Brasília, junto ao Ministério da Educação, informou Renan Calheiros.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros lamenta morte de Sérgio Guerra

Renan Calheiros lamenta morte de Marcelo Déda

Renan Calheiros lamenta morte de Eraldo Bulhões

Senado lamenta morte de professor e jornalista paulista

Renan Calheiros lamenta morte de Ronaldo Cunha Lima

Renan Calheiros lamenta morte de Humberto Gomes de Barros