Renan Calheiros lamenta morte de Ronaldo Cunha Lima



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) lamentou, em discurso nesta segunda-feira (9), a morte do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima. Pai do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o político morreu no último domingo, em consequência de um câncer de pulmão.

Renan afirmou que poucos congressistas, ao longo da historia do Congresso Nacional, tiveram a relação de lealdade, amizade e compromisso que Ronaldo Cunha Lima teve com todos os outros, independentemente da condição ideológica ou partidária. Ronaldo Cunha Lima também era dono de uma memória fotográfica invejável e lembrada por muitos, disse Renan.

Ronaldo Cunha Lima foi vereador, deputado estadual e prefeito de Campina Grande em 1968. Teve seus direitos políticos cassados em 1969, passou uma década no ostracismo, somente exercendo a advocacia no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1982, tornou-se mais uma vez prefeito de Campina Grande, sendo eleito posteriormente governador e senador.

Além de advogado e político, era poeta, lembrou Renan, deixando dezenas de livros publicados, produção que lhe rendeu uma cadeira na Academia Paraibana de Letras em 1994. Na literatura, admirava a obra do poeta conterrâneo Augusto dos Anjos, predileção que o levou a vencer a edição do programa de perguntas e respostas Sem Limite, na TV Manchete, sobre o escritor, em 1988.

- Ronaldo Cunha Lima deixa a honradez como principal legado – disse.

Vários parlamentares apartearam Renan Calheiros. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), também lamentou o falecimento de Ronaldo Cunha Lima, com quem conviveu não só como governador, mas também como senador.

- Aprendi a admirá-lo não só pela sua qualidade intelectual, mas pela história de vida e pela trajetória na política brasileira. Que a família receba o nosso mais profundo sentimento de pesar – disse Eduardo Braga.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que Ronaldo Cunha Lima foi um grande brasileiro, um político de referência para o Brasil, por sua cultura e forma de atuar. Também se associaram às condolências à família de Ronaldo Cunha Lima os senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



09/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz lamenta morte de Ronaldo Cunha Lima

Sarney emite nota de pesar pela morte de Ronaldo Cunha Lima

Aloysio Nunes apresenta voto de pesar pela morte de Ronaldo Cunha Lima

Renan Calheiros lamenta morte de Sérgio Guerra

Renan Calheiros lamenta morte de Marcelo Déda

Renan Calheiros lamenta morte de Eraldo Bulhões