Calouros da Universidade de Campinas substituem trotes por ações de cidadania



Hoje é o último dia de atividades que ocorrem dentro e fora da Unicamp, em que se destacam a importância da coleta seletiva

No lugar de atos humilhantes e violentos, os calouros da Universidade de Campinas (Unicamp) são convidados a promover ações de cidadania. Assim os veteranos desta instituição de ensino recepcionam os novos alunos.

A meta da parceria entre o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e a Unicamp é promover atividades na primeira semana de aula do ano letivo (entre 25 a 29 de fevereiro), que destaquem a importância da coleta seletiva de lixo e o combate ao uso de embalagens descartáveis, o poder transformador do consumidor para as novas gerações e o aproveitamento integral dos alimentos.

Os eventos integram o Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente. Durante cinco dias, veteranos e calouros de 37 cursos uniram-se numa experiência diferenciada de mobilização universitária em defesa do meio ambiente.

Mais de 2 mil alunos participam do trote e aplicam conceitos e práticas de consumo consciente. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica e atingir indiretamente mais de 100 mil habitantes dos bairros do entorno da Unicamp.

Essa é a sexta edição do Trote da Cidadania, criado em parceria com o Instituto Akatu há cinco anos. A novidade deste ano é que pela primeira vez o Instituto Akatu capacitou veteranos da comissão de trote sobre ações de consumo consciente. Esse pessoal transmitiu conhecimentos a outros veteranos para aplicação nas atividades programadas na semana do trote. A capacitação, dividida em módulos, começou em dezembro e seguiu até fevereiro. 

Números favoráveis

Este ano, os eventos têm patrocínio do Banco Itaú e da Vivo. Os calouros estão orientando os moradores dos bairros de Barão Geraldo, Santa Genebra e São Quirino sobre práticas sustentáveis. Nessa ação, o Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente pretende atingir 11.250 famílias, número 11 vezes maior que a quantidade alcançada no ano passado.

Em 2008, oito entidades infantis serão beneficiadas pelas ações do trote. A atividade prevê, também, visita a quatro cooperativas de coleta seletiva da região (três de lixo e uma de óleo de cozinha).

No ano passado, o material coletado pelas cooperativas dobrou de volume em relação ao ano anterior (de 12 para 24 toneladas) o que gerou o aumento de oito vagas de emprego numa cooperativa de catadores.

No interior da Unicamp também são visíveis alguns resultados do Trote da Cidadania. No ano passado, 40% dos freqüentadores do restaurante universitário deixaram de lado os copos descartáveis e passaram a utilizar canecas duráveis, distribuídas durante a ação. 

Sem desperdício

Em 2008, estima-se que a adesão chegue a 50% dos freqüentadores do restaurante. A previsão é distribuir 12 mil canecas à comunidade acadêmica.

Outra ação que envolve o público interno e externo da Unicamp é o incentivo às medidas de aproveitamento integral dos alimentos. Receitas especiais para o preparo de legumes e verduras sem desperdício serão distribuídas nos bairros-alvo e dentro da universidade.

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)



02/29/2008


Artigos Relacionados


Cidadania: CIC Campinas promove Semana da Mediação com ações da Secretaria de Justiça

CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA AÇÕES CONTRA TROTES

CIC Campinas realiza Mini Jornada da Cidadania

Serviço da Universidade de Campinas previne câncer hereditário

Mulheres são retratadas em exposição no Centro de Integração da Cidadania de Campinas

Cidadania para Todos chega a Campinas nesta quinta