Câmara e Senado vão estudar critérios de sustentabilidade em suas compras
Visando introduzir critérios de sustentabilidade em suas compras - que contemplem, por exemplo, a proteção ao meio ambiente -, o Senado e a Câmara dos Deputados assinaram nesta quinta (10) um acordo para a realização de estudos conjuntos. Os estudos serão realizados pelo Senado Verde e pelo EcoCâmara, núcleos que implementam os programas de gestão ambiental das respectivas Casas.
A assinatura ocorre no âmbito de dois eventos promovidos pelo Congresso: a 4ª Semana do Meio Ambiente do Senado e a programação comemorativa, realizada pela Câmara, do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho).
O diretor do Senado, Haroldo Tajra, lembrou que a Casa realizou na última segunda-feira, em conjunto com o Ministério do Planejamento, um seminário para discutir o incentivo a licitações públicas que dêem preferência a bens e serviços sustentáveis. Para representantes do governo, essa seria uma forma de induzir o setor privado a privilegiar produção e oferta "sustentáveis", já que o Poder Público é um grande comprador.
A coordenadora-geral do EcoCâmara, Janice Silveira, informou que os estudos decorrentes do acordo entre Câmara e Senado serão conjuntos, mas que a elaboração das normas internas para as compras serão realizadas separadamente por cada Casa.
Koiti Koshimizu / Agência Senado10/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado e Câmara vão adotar critérios sustentáveis nas compras e contratações
Economia: EMTU inicia suas compras no sistema de Bolsa Eletrônica de Compras
Economia: EMTU inicia suas compras no sistema de Bolsa Eletrônica de Compras
Senado e Câmara se unem para criar normas de compras ecologicamente sustentáveis
Garibaldi: Câmara e Senado têm que definir suas atribuições para reduzir conflitos
Aníbal Diniz defende uso do certificado de sustentabilidade como critério de desempate em compras públicas