Câmara setorial discute restrições da Europa à importação de lácteos
O protecionismo dos países europeus contra as importações de leite e derivados foi tema de debate nesta terça-feira (1º) em reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Setor Lácteo. O presidente do colegiado, Rodrigo Sant'anna Alvim, representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), afirmou que o objetivo é encontrar saídas para estabelecer um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
"O mercado de lácteos é muito imperfeito e os produtos brasileiros e do Mercosul como um todo precisam vencer dificuldades como os subsídios, as barreiras sanitárias e tributárias, que criam um verdadeiro monopólio por parte dos europeus".
Alvim disse que é necessário pensar em abrir o mercado, o que facilitaria a inserção dos produtos brasileiros no Mercosul e na Europa. "Tudo isso precisa ser resolvido em favor do crescimento e do desenvolvimento da pecuária leiteira e da produção nacional. Mais do que fazer uma adequação aos impasses que estamos sofrendo é necessário pensar em abrir mercado”, observou.
Uma das questões levantadas na reunião foi a restrição que a UE faz quanto à identificação geográfica de produtos derivados do leite como os queijos parmesão, gorgonzola e muçarela. Eles rejeitam, segundo o presidente da Câmara Setorial, até mesmo a importação de produtos que mencionem a palavra "tipo", estabelecendo uma classificação genérica.
O representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Vicente Nogueira Neto, classifica essas dificuldades criadas, como "uma tática de protecionismo, e é um dos temas mais controversos para se chegar a um acordo com o Mercosul".
Fonte:
Agência Brasil
24/02/2011 19:38
Artigos Relacionados
Câmara Setorial debate cooperação entre Brasil e Argentina no setor de lácteos
Câmara Setorial discute plano de controle da praga do cacau
Câmara Setorial discute ações para sanidade de caprinos e ovinos
Câmara Setorial discute potencial do Nordeste para expansão da citricultura
Mercosul prorroga taxa comum de importação de produtos lácteos
Meirelles discute qualidade na primeira reunião da Câmara Setorial do Café em 2001