Mercosul prorroga taxa comum de importação de produtos lácteos



O Grupo Mercado Comum, órgão executivo do Mercosul, prorrogou até dezembro de 2012 a manutenção da tarifa externa comum (TEC) de 28% cobrada sobre a importação de 11 produtos lácteos quando provenientes de fora do bloco regional. A medida busca garantir o acesso preferencial dos países do Mercosul ao mercado consumidor regional, fortalecendo a produção da agricultura familiar e a geração de renda no bloco.

A manutenção da TEC atual defende os Estados Membros do Mercosul da entrada de produtos fortemente subsidiados provenientes do mercado internacional, situação vivida em 2009 e que gerou grande desorganização do comércio intra-regional. A prorrogação da medida representa para o Brasil o apoio a uma atividade econômica de 1,8 milhão de estabelecimentos rurais, dos quais 82% são da agricultura familiar.

De acordo com estudos da Assessoria Internacional do MDA, a tarifa externa comum do leite no Mercosul a 28% não pode ser considerada elevada ou protecionista, pois está bem abaixo da média internacional. Países da Organização Mundial do Comércio (OMC) e integrantes da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) praticam taxas de importação de 80% e 116%, respectivamente.

Exportadores de leite e derivados como a União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão e México apresentam tarifas máximas para lácteos de, respectivamente, 264%, 139%, 313%, 50% e 125%, protegendo fortemente seus mercados quando não aplicam também subsídios à exportação.

Em 2009, o Mercosul aprovou a elevação da TEC de 11 produtos lácteos para 28%, incluindo leite em pó, soro de leite e queijos. A medida foi aprovada em caráter temporário e valeria somente até 2011. Com a decisão, a TEC atual permanece até 2012, tempo suficiente para o Mercosul avaliar os impactos sociais e econômicos dessa medida na promoção do desenvolvimento dessa cadeia produtiva na região.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



06/12/2010 13:01


Artigos Relacionados


Requião propõe alíquota zero para importação de produtos dos países do Mercosul

Câmara setorial discute restrições da Europa à importação de lácteos

Holanda quer aumentar venda de produtos lácteos no Brasil

Ministério da Agricultura reconhece sistema de inspeção de produtos lácteos do RS

Camex prorroga redução de imposto de importação

Governo prorroga alíquota de 35% sobre importação de brinquedos