Câmara temática da Copa 2014 realiza ações de saúde no Galo da Madrugada



A Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 realiza o primeiro evento-teste das ações de saúde em Recife (PE), no próximo sábado (18). O objetivo é testar a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde no bloco carnavalesco Galo da Madrugada, no período das 8h às 17h.

O Galo da Madrugada, um dos blocos mais tradicionais do País, deve reunir uma aglomeração de mais de 1,5 milhão de pessoas em um percurso de 4,5 quilômetros. O evento-teste é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Recife.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o posto de saúde médico avançado na rua Matias de Albuquerque, na esquina com a Rua do Sol, uma das unidades de suporte básico do esquema montado pelos gestores locais, com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As ações do evento-teste também servirão como aprimoramento e qualificação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), criada ano passado para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde.

“Esta é a primeira grande ação de monitoramento de um evento de massa, envolvendo as cidades-sede. Esta ação será importante para auxiliar as ações do Ministério da Saúde na organização de eventos de massa no País”, explica o coordenador da Câmara Temática da Copa 2014, Adriano Massuda.  Das 12 cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), somente Salvador e Rio não enviarão representantes para acompanhar as ações.

Ações

Serão testadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária, como barreiras, hospitais e postos de atendimento; de aprimoramento da comunicação de risco, e de vigilância epidemiológica em caso de surto, dando resposta rápida para investigação imediata e providências urgentes.

O evento-teste vai usar o esquema de prevenção e atuação dos serviços de saúde que já feito anualmente no Carnaval pelos gestores. Porém, este ano um planejamento nos três níveis de governo vai inovar o sistema de monitoramento com a utilização de uma ferramenta de gestão de risco e de equipamentos móveis que vão transmitir os dados em tempo real para promover o acompanhamento e posterior avaliação do evento. Outra novidade é o monitoramento das redes sociais, em especial do twitter, para captação de rumores.

Para acompanhamento do evento-texto, foram formados dois grupos, o da coordenação que atuará na sala de situação montada do gabinete do Secretário de Saúde do Estado, com a participação de 36 profissionais do Ministério da Saúde – das secretarias Executivas, de Vigilância em Saúde (SVS), da Atenção Básica (SAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Secretarias Estadual e Municipal.

Outro grupo é o de atuação, que permanece em campo nos pontos definidos das áreas da vigilância e assistência, para detecção, coleta e transmissão de informação. Neste grupo estão envolvidos 151 profissionais, incluindo representantes das cidades-sede.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



17/02/2012 20:03


Artigos Relacionados


Câmara temática de Saúde para Copa do Mundo de 2014 tem reunião em abril

Câmara Temática da Saúde discute no Rio plano de ação para a Copa 2014

Câmara Temática de Saúde elabora plano de ação para a Copa do Mundo de 2014

Ministérios lançam Câmara Temática de Saúde para Copa 2014 nesta terça-feira

Câmara da Saúde planejamento de ações de saúde e segurança na Copa 2014

Câmara Temática de Segurança da Copa 2014 se reúne em Porto Alegre