Câmara Temática de Saúde elabora plano de ação para a Copa do Mundo de 2014



A instalação da Câmara Temática de Saúde, que vai elaborar um plano de ação para a Copa do Mundo de 2014, marca o início de uma nova fase na preparação do Mundial da Fifa no Brasil, avaliou o ministro do Esporte, Orlando Silva. Segundo ele, após o primeiro ciclo, que concentrou esforços nas obras de infraestrutura, o governo brasileiro vai planejar agora a oferta de serviços, como saúde, segurança, telecomunicações e energia.

“Este segundo ciclo exige uma ação articulada entre o governo federal e as cidades-sede para garantir a oferta de serviços de qualidade aos turistas estrangeiros e aos brasileiros que vão circular pelo País em virtude do Mundial”, disse o ministro Orlando Silva, na terça-feira (10).

A Câmara Temática de Saúde integra a estrutura montada pelo governo para propor políticas públicas voltadas para a realização da Copa de 2014. Coordenada pelo Ministério da Saúde, vai debater a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e postos terrestres, além de adequar os processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. O órgão também vai mapear hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa e propor eventuais mudanças para garantir seu funcionamento. A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para a Copa de 2014.

Segundo o ministro Orlando Silva, campanhas preventivas podem integrar o plano de ação preparado pela Câmara Temática de Saúde. “Fico pensando com meus botões se, além de elaborar um plano operacional de saúde, não deveríamos também aproveitar para introduzir campanhas que sejam úteis para o País”, comentou, citando a campanha Pan Sem Dengue, feita em 2007.

Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo quer garantir atendimento de emergência de qualidade aos turistas durante a Copa. Para isso, um plano, que poderá envolver a mobilização da futura Força Nacional de Saúde (FNS), será traçado. A FNS, que Padilha definiu como a “Swatt da Saúde”, em referência à força policial norte-americana, será treinada para atuar não apenas em situações de catástrofes, mas também em grandes eventos. Este, de acordo com o ministro, deve ser um dos legados da Copa de 2014. 

O Ministério da Saúde pretende aproveitar o clima de preparação para o Mundial da Fifa para estimular a prática da atividade física na população brasileira. “As Praças do PAC e o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte são exemplos de promoção da atividade física. Nós queremos ampliar estes espaços e estimular ainda mais esta prática”, afirmou Padilha.

Fonte:
Ministério do Esporte



13/05/2011 18:04


Artigos Relacionados


Câmara Temática da Saúde discute no Rio plano de ação para a Copa 2014

Câmara temática de Saúde para Copa do Mundo de 2014 tem reunião em abril

Ministérios lançam Câmara Temática de Saúde para Copa 2014 nesta terça-feira

Câmara temática da Copa 2014 realiza ações de saúde no Galo da Madrugada

Governo lança nona câmara temática para fiscalização da Copa de 2014

Esporte instala câmara temática de promoção tecnológica para Copa de 2014