Câmaras Técnicas dinamizam Conselho Estadual de Turismo
Conselho também aprova projeto Itapeti Agro Turismo, a ser implantado na região do Região do Alto Tietê
Integrantes do Conselho Estadual de Turismo decidiram, no último dia 6 de novembro, ordenar a entidade em Câmaras Técnicaspara melhor analisar e avaliar as decisões. “Esta é uma maneira de democratizar e fortalecer o Turismo Paulista”, garante o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Claury Alves da Silva, que preside o Conselho.
Assim, a partir de agora, os conselheiros deverão fazer sua opção pelas seguintes Câmaras, de acordo com o perfil de cada um: Hospedagem, Transporte, Comercialização, Eventos, Gastronomia e Infra-estrutura.
“Esta divisão de tarefas facilita o desempenho do Conselho, na medida em que as ações são desenvolvidas por pessoas que têm ligação com os temas em questão e, ao final de tudo, o resultado torna-se mais prático e eficiente”, complementa Armando Arruda Pereira Campos Melo, secretário executivo do Conselho.
O diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo, do Ministério do Turismo, José Augusto Falcão, aproveitou a oportunidade para fazer uma explanação sobre a Gestão Descentralizada do Turismo dentro do Plano Nacional de Turismo – 2007/2010. “Nossas metas para estes quatro anos passam pela realização de 217 milhões de viagens no mercado interno; condições para gerar 1,7 milhão de novos empregos e ocupações; qualificação de 65 municípios para o mercado internacional e a geração de 7,7 bilhões de dólares em divisas”, afirmou Falcão. Parte integrante do sistema nacional de turismo, os Conselhos Estaduais de Turismo têm papel fundamental na descentralização e operacionalização das políticas e recomendações. “Os Conselhos constituem um canal de interlocução entre o governo federal e os destinos, nas regiões turísticas e nos municípios”, apontou o diretor.
Ao final da reunião foi aprovado, por unanimidade, o projeto Itapeti Agro Turismo, da prefeitura de Moji das Cruzes e municípios da Região do Alto Tietê, por ser considerado de interesse ao desenvolvimento do turismo do Estado de São Paulo. O projeto configura-se como um parque regional com o centro de exposições permanentes de flores para valorizar a produção e os produtores agrícolas da região, com destaque para os da cultura oriental, além de divulgar o artesanato. Compreende, também, a implantação de áreas de exposição comercialização, estufas de plantio, eventos, restaurantes e espaços de lazer, significando um novo atrativo turístico. A medida deverá ordenar as exposições de flores realizadas em fins de semana na Serra do Itapeti. Atualmente, isso é feito de maneira improvisada.
A próxima reunião do Conselho Estadual de Turismo está agendada para o dia 4 de dezembro.
Da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo
(C.C.)
11/07/2007
Artigos Relacionados
Conselho Estadual de Turismo discute rumos do setor em SP
Agricultores familiares expõem produtos no Salão Estadual do Turismo no Rio de Janeiro
SMA aprenta Projeto de Ecoturismo para o Conselho de Turismo
Conselho de turismo apoia proposta para setor aéreo
Conselho Estadual de Educação tem novo presidente
Comissão de Educação reunida com o Conselho Estadual