Conselho de turismo apoia proposta para setor aéreo



O presidente da Embratur, Flávio Dino, fez uma apresentação, durante a última reunião do Conselho Nacional de Turismo deste ano, sobre a atual situação das passagens aéreas no Brasil. Dino mostrou que, entre 2005 e 2012, as passagens de avião subiram 146% acima da inflação, segundo levantamento do IBGE. Segundo ele, estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que, no período 2012-14, outros 13 milhões de brasileiros estão ingressando na classe C, além de outros 7,7 milhões que estão ingressando nas classes A-B. “Portanto, haverá um natural aumento da demanda por serviços aéreos”, avaliou Dino. “Se não houver um aumento da oferta, a tendência é que os preços continuem aumentando, pois, com procura alta e oferta baixa, eles tendem a subir”.

O presidente da Embratur citou que a União Europeia adotou uma medida de abertura dos voos nacionais para empresas estrangeiras como forma de baratear preços. A solução surtiu efeito. Uma passagem ida e volta de Brasília (DF) a Curitiba (PR) – com 1.120 km de distância – custa, em média, US$ 247; enquanto um deslocamento ida e volta Paris (FR) x Roma (IT) custa US$ 107 – com 1.106 km. “Aqui, as empresas gozam de virtual monopólio, mas são livres para praticar preços”, afirmou Dino. “Vivem a estabilidade do casamento com a liberdade da vida de solteiro”, comparou, em uma metáfora com a vida privada.

 O vice-presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Pedro Galvão, elogiou a abertura de um debate sobre o tema no âmbito do Conselho Nacional do Turismo. O presidente da Braztoa, Marco Ferraz, afirmou que é preciso debater casos de abuso de poder econômico das empresas aéreas sobre os agentes de viagem.

Ao final do encontro, os membros do Conselho Nacional de Turismo aprovaram, por aclamação, o envio de uma carta ao Congresso Nacional pedindo alteração na legislação brasileira para permitir o aumento da competitividade do setor no Brasil. E foi definida a criação de um grupo de trabalho, dentro do Conselho, para debater a temática da aviação do ponto de vista do turismo.

Fonte:
Blog Aquarela 2020



09/12/2013 20:04


Artigos Relacionados


Neuto de Conto diz no 5º Salão do Turismo que CDR apoia o setor

Conselho Estadual de Turismo discute rumos do setor em SP

Proposta de cisão de entidades de incentivo ao turismo divide representantes do setor

Expedito apóia medidas adotadas pela Aeronáutica para resolver caos aéreo

Comitê discute planejamento do setor aéreo para a Copa

Setor aéreo elabora plano de segurança para a Copa das Confederações