Camata destaca estudos sobre matriz energética no Espírito Santo



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) destacou a realização, em Guarapari, do 25º Congresso Brasileiro de Agronomia, focado na busca de alternativas para a matriz energética brasileira. Segundo o peemedebista, o Espírito Santo está entre os estados que mais estudam a área, tendo adquirido, inclusive, um lote de sementes do pinhão manso de Rondônia para investigar seu potencial de produção de biodiesel.

- O fim da era do uso de combustíveis fósseis é uma realidade. Embora ainda forneçam três quartos da energia consumida no planeta, eles se tornarão escassos e desaparecerão num futuro próximo - alertou.

Além da manipulação das sementes de pinhão manso pelo Instituto Capixaba de Pesquisa (Incape), Camata registrou um convênio firmado entre os governos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia para desenvolvimento da "fronteira leste - biocombustível". Conforme adiantou, esses estados teriam um milhão de hectares disponíveis para plantar espécies usadas na produção de etanol e biodiesel, isso sem prejudicar o cultivo de espécies alimentares.

- No Espírito Santo, a criação da "fronteira leste" pode dar um impulso decisivo ao agronegócio, que já responde por 30% do PIB [Produto Interno Bruto] estadual e é a mais dinâmica atividade econômica para 80% dos municípios capixabas - comentou.



31/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata destaca estudos sobre matriz energética no Espírito Santo

Camata destaca implantação da TV digital no Espírito Santo

Construção de rodovia no Espírito Santo é proposta por Camata

Camata critica demarcação de terras no Espírito Santo

Camata critica demarcação de terras no Espírito Santo

Camata registra crescimento do agronegócio no Espírito Santo