Camata elogia Tião Viana por defender acesso de deputados ao Plenário
Antes de ser tornada secreta a sessão destinada a decidirsobre se houve ou não a quebra de decoro parlamentar por parte do presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador Gerson Camata (PMDB-ES), que é o 2º secretário da Casa, elogiou a atuação do 1º vice-presidente do Senado, senador Tião Viana.
Camata contou que, na reunião da Mesa convocada para analisar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu o acesso de 13 deputados federais à sessão, Tião Viana defendeu que a sessão fosse aberta para todos os deputados, mas "foi voto vencido". Camata também destacou que Tião Viana é o autor da mais antiga propostade emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Casa que torna pública todas as votações.
Camata informou que Tião Viana foi advertido pela assessoria jurídica do Senado que, caso permitisse a entrada de todos os deputados, poderia provocar a nulidade da sessão. Por isso, o 1º vice-presidente foi orientado acumprir a decisão judicial, permitindo o ingresso apenas dos 13 deputados protegidos pela decisão do STF.
- Tião Viana só não abriu totalmente a sessão para todos os deputados no temor de que essa iniciativa pudesse tornar nula a sessão, o que agravaria as situação que nós vivemos - disse Camata.
Na presidência da sessão, Tião Viana destacou que gostaria que a sessão fosse pública.
12/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana diz que senadores pediram restrição de acesso ao Plenário e ao cafezinho
TIÃO VIANA VOLTA A DEFENDER APROVAÇÃO DA PEC DA SAÚDE
Tião Viana quer acesso público à desfibrilação
Tião Viana pedirá que STF reconsidere decisão sobre entrada de deputados
Tião Viana nega a deputados pedido para assistirem sessão secreta
TIÃO VIANA ELOGIA DECISÃO DO STJ