Camata lamenta morte de Ted Kennedy, 'um senador do mundo'



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) apresentou requerimento de pesar pela morte do senador norte-americano Ted Kennedy, de câncer, nesta quarta-feira (26). Ele citou o jornal New York Times, que considerou Kennedy "o senador do século", por sua luta contra o racismo, pela paz e em favor de causas sociais. Camata lembrou ainda que o parlamentar democrata foi aplaudido pelo líder Nelson Mandela, por ter contribuído para a eliminação da política de segregação racial na África do Sul, e pela família de Martin Luther King, o pacifista negro, em razão do mesmo esforço anti-racista.

- Ele brilhou no mundo inteiro como se fosse presidente dos Estados Unidos. Ele foi um senador do mundo. Há mais de 20 anos, ele lutou pela aprovação de todas as leis de apoio aos deficientes - enalteceu Camata.

O senador disse que encontrou com Ted Kennedy por três vezes, inicialmente por causa da cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, a única que leva o nome do ex-presidente John Kennedy. Em 1985, o senador norte-americano passou pelo Brasil e havia programado uma visita à cidade que leva o nome de seu irmão, a qual não se concretizou por causa de um temporal.

Gerson Camata lembrou que, antes de morrer, o senador escreveu uma carta à assembléia do estado de Massachusetts, pelo qual era eleito, pedindo que os parlamentares escolhessem rapidamente o nome do político que iria sucedê-lo no posto de senador. A lei prevê a escolha em até 160 dias, mas ele queria que o seu substituto ajudasse o presidente Barack Obama a aprovar a nova lei para a saúde, destinada a beneficiar os mais pobres. Camata pediu que o Senado enviasse condolências à família do senador e ao Senado norte-americano.



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAMATA LAMENTA MORTE DE BENEMÉRITA CAPIXABA

Camata lamenta morte de Zilda e vê agravamento da tragédia social haitiana

Camata lamenta morte de seis pessoas na queda de helicóptero em Colatina

Calheiros lamenta morte de professor e ex-senador

Dilma lamenta morte do senador João Ribeiro

Serra lamenta morte do senador Jefferson Péres