Camex aprova livre comércio entre Mercosul e União Europeia



A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou em sua última reunião a proposta brasileira que fará parte das negociações de acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A intenção será apresentada, agora, aos sócios do bloco sul-americano para a consolidação de uma oferta comum até o início de novembro.

O diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DAC/SRI/Mapa), Benedito Rosa, avalia que a oferta sancionada pela CAMEX está em nível aceitável por parte dos europeus. “O passo seguinte será avaliar se a proposta europeia nos convém, entrar nas outras condições como as eventuais cotas que cada lado está disposto a oferecer”, disse Benedito.

Segundo o diretor, a avaliação feita pela Camex mostra que o acordo é muito importante para o Brasil, não apenas para incrementar o comércio (28 países que possuem elevado poder aquisitivo e que compra do mundo aproximadamente US$ 120 bilhões por ano em alimentos), mas também como mecanismo de integração para efeito de investimentos e cooperação em todas as atividades de interesse do Brasil.

Benedito Rosa afirma que a integração com os segmentos de máquinas e equipamentos de alguns países da Europa permitirão um melhor acesso por parte dos industriais, agricultores e empresários do setor de serviços aos bens de capital. Assim, o setor terá mais condições de competitividade e mais chances de incremento nas exportações para novos mercados, inclusive, com diversificação da pauta de produtos.

Mercado Mundial

O Brasil tem participação de 7,5% do mercado mundial de produtos agrícolas, sendo que o agronegócio brasileiro exportou US$ 95,6 bilhões no ano passado. Apesar dos números positivos, o Brasil tem potencial para expandir ainda mais a participação no comércio internacional e ampliar a produção, gerar renda, empregos e impostos.

 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio



15/10/2013 15:05


Artigos Relacionados


Mercosul e União Europeia negociam acordo de livre comércio

Mercosul e União Europeia devem fechar acordo de livre comércio no próximo ano

Livre comércio do etanol será debatido em reunião do Mercosul com União Européia

Comitê da Camex cria grupo de coordenação Mercosul-União Européia

Senado aprova projeto de livre comércio entre o Mercosul e países árabes, além de outros acordos internacionais

Secretaria de Comércio Exterior amplia prazo de consulta pública sobre acordo Mercosul-União Europeia