Campanha Ciclista Cidadão completa 1 ano



Iniciativa permite a entrada de bicicletas nas estações do Metrô e da CPTM durante os finais de semana e feriados

A campanha Ciclista Cidadão completou um ano, no último domingo, dia 24. A iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos permite a entrada de bicicletas nas estações do Metrô e da CPTM durante os finais de semana e feriados. A campanha tem o objetivo de facilitar o acesso dos usuários a parques e ciclovias.

Nos fins de semana, a média de entradas de pessoas com bicicletas no sistema é de 750, somando Metrô e CPTM. Aos sábados, a média de utilização no Metrô é de 103 pessoas e na CPTM, de 89. Aos domingos e feriados, os registros do Metrô apontam em média 306 entradas e na CPTM , 229.

Na CPTM, a Linha F é a primeira no ranking. Desde o início da campanha foram 346 utilizações. Na seqüência vem as linhas E, com 310 entradas e B, com 230. Entre as estações que mais receberam ciclistas no Metrô estão Jabaquara e Vila Mariana na Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi); Brigadeiro na Linha 2 – Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena); Brás e Corinthians-Itaquera na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda); e Ana Rosa, ponto de integração entre as linhas 1 e 2.

 A entrada de ciclistas é permitida somente no último vagão de cada trem,  sendo no máximo quatro bicicletas por vez. Aos sábados, entre 15h e 20 horas, e aos domingos e feriados, entre 7h e 20 horas. Há sinalização na plataforma indicando o local de embarque.

Bicicletários

Além da Campanha Ciclista Cidadão, o Metrô e a CPTM dispõe de bicicletários para facilitar a vida dos usuários que utilizam o sistema.

O Metrô possui um bicicletário na estação Guilhermina Esperança da Linha 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) com 100 vagas. Já a CPTM possui sete bicicletários que juntos oferecem 2.840 vagas, nas estações Pinheiros (90), Jurubatuba (255) e Autódromo (255), na Linha C;  Itapevi (70), na Linha B; USP-Leste (270) e Ermelino (200), na Linha F; e estação Mauá (1.700), na Linha D, este mantido em parceria com a Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicleta do Município de Mauá).

É necessário fazer um cadastro para a utilização dos bicicletários. O serviço é gratuito, com exceção da estação Mauá cuja diária custa R$ 1 e os associados pagam mensalidade de R$10. É aberto diariamente das 6h às 21h.

Do Metrô

(L.F.)



02/26/2008


Artigos Relacionados


CPTM amplia horário do programa Ciclista Cidadão

Soldado Cidadão completa 10 anos formando profissionais

Programa 'Jovem Cidadão' completa seis anos

Programa "Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho" completa seis anos

Campanha incentiva cidadão a emitir documentos

Cultura: Campanha de popularização do teatro completa dois meses