Campanha contra Aids terá foco no jovem e combate ao preconceito



A nova campanha do Ministério da Saúde de combate ao vírus HIV e à Aids será lançada no dia 1º de dezembro, dia mundial dedicado ao tema, e terá uma “mudança de estratégia” em relação à do ano passado, informou nesta segunda-feira (21) o ministro Alexandre Padilha.

Segundo ele, é preciso enfrentar os desafios brasileiros para conter o HIV/aids, o que inclui o combate ao preconceito e a ampliação do diagnóstico precoce, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. “Precisamos de novas atitudes, sobretudo entre o público mais jovem”, destacou.

“O ministério não vai ficar reproduzindo estratégias que tenham investimento maior, mas que atingem menos”, frisou Padilha, durante divulgação dos dados mundiais de prevalência do HIV pela Unaids, órgão da ONU para combate à Aids. Segundo ele, os investimentos, em 2010, totalizaram R$ 15 milhões. Este ano, a previsão é que o montante fique entre R$ 16 milhões e 17 milhões.

As redes sociais, como Twitter e o Facebook, também serão usadas no combate à doença.

Padilha lembrou que 95% da população brasileira declarou saber que o preservativo masculino é a melhor forma de se prevenir contra o HIV. Apesar disso, o ministério detectou uma queda no uso da camisinha.

“Temos uma geração que não foi sensibilizada como outra gerações que viram ídolos enfrentando a luta contra a aids”, disse. “Além de continuarmos com as campanhas tradicionais, queremos mudar a atitude de alguns segmentos específicos”, completou.

O foco da campanha de 2011, que deve ser mantida pelo governo até o carnaval de 2012, serão mulheres jovens, de 13 a 29 anos, e homens jovens, de 15 a 24 anos, que fazem sexo com homens.

 

Fonte:
Agência Brasil
Portal Brasil



21/11/2011 17:48


Artigos Relacionados


Jovens são foco de campanha contra AIDS

Jayme Campos aponta preconceito como entrave ao combate à Aids

Prêmio Jovem Cientista 2012 terá foco em Inovação tecnológica nos Esportes

Eduardo Siqueira Campos quer que mulheres sejam foco no combate à Aids

Campanha publicitária pós-carnaval estimula jovem a fazer teste de Aids

Saúde: Atores Wolff Rothstein e Otávio Filho fazem peça em hospital sobre preconceito contra Aids