Campanha de Comunicação do Brasil para o exterior recebe prêmio internacional



A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) recebeu o prêmio "Stevie 2011" (International Business Award) de melhor campanha de comunicação em temas globais pela série de teleconferências de autoridades brasileiras com meios de comunicação e analistas internacionais. As conferências integram o projeto de promoção do Brasil no exterior. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta terça-feira (11), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A Secom está implementando, desde o início de 2009, um projeto com o propósito de reforçar a noção de que o País mudou de patamar no cenário internacional, bem como de fortalecer a imagem e a reputação do Brasil. O projeto tem buscado difundir informações junto a jornalistas e formadores de opinião no exterior a respeito das credenciais do Brasil nos planos econômico, social, ambiental e político-institucional.

Em setembro de 2009, a Secom aproveitou a oportunidade apresentada pela divulgação dos resultados do PIB para organizar teleconferência com o objetivo de possibilitar à mídia internacional a oportunidade de dialogar diretamente com o Ministro da Fazenda na manhã da divulgação dos dados. A iniciativa atraiu 20 participantes internacionais e resultou na publicação de mais de 400 notícias no exterior.

Os bons resultados levaram à criação de oportunidades mensais para falar com autoridades brasileiras via teleconferência. As entrevistas virtuais são realizadas em inglês (ou em português com tradução) e começam com observações de porta-voz do governo, seguidas por uma sessão de perguntas e respostas. A transcrição da conferência é distribuída depois aos participantes, para facilitar a verificação de dados e promover os anúncios e comentários feitos durante a conversa.

No total, a Secom realizou 16 teleconferências em 2010, com tópicos que incluíram dos resultados do PIB à perspectiva do Banco Central para a economia; expectativas em relação a reuniões sobre mudança climática, do G-20 e do FMI; infraestrutura e planos de investimento para a Copa do Mundo e Olimpíadas; e programas de desenvolvimento e inclusão social. Os porta-vozes incluíram os ministros da Fazenda, do Planejamento, do Meio Ambiente, do Esporte e da Agricultura, assim como o presidente do Banco Central. As teleconferências de 2010 atraíram cerca de 300 participantes de 20 países, e resultaram em mais de 2.500 notícias publicadas. O programa continua em 2011.

Em sua oitava edição global, o "Stevie International Business Award" recebeu mais de três mil inscrições, de mais de 40 países. O "Stevie" é uma das principais premiações corporativas internacionais em áreas como responsabilidade ambiental, marketing, comunicação corporativa, relações públicas e publicidade. A seleção dos vencedores foi realizada em duas rodadas por uma comissão julgadora que envolveu quase 200 profissionais de todo o mundo.

 

Fonte:
Secom 



11/10/2011 19:07


Artigos Relacionados


Secom recebe prêmio por melhor campanha de comunicação em temas globais

Brasil recebe prêmio internacional por pesquisa sobre tabagismo

Lula já assinou decreto que cria Comitê Gestor para TV Brasil Internacional, que vai divulgar o Brasil no exterior

Prêmio: Campanha publicitária da Sabesp recebe prêmio da Associação Brasileira de Propaganda

Senado recebe prêmio da Rede Pampa de Comunicação

Ciência e Tecnologia: IPT recebe Prêmio Destaque de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimen