Campanha do Desarmamento chega ao Rio Grande do Norte



O Rio Grande do Norte adere nesta sexta-feira (2) a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil. A assinatura do termo de adesão será no Centro de Convenções de Natal, às 14h30. O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Até agora já foram recolhidos pela campanha em todo o País mais de 18 mil armamentos. Cerca de 200 deles foram do Rio Grande do Norte, a 19ª unidade da Federação a aderir à mobilização. 

No total, são 29 postos de coleta de armas no estado. São 15 postos de recolhimento da Polícia Civil, dois postos da Polícia Federal, oito da Polícia Militar e quatro da Polícia Rodoviária Federal. 

Estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no de homicídios, na época da realização de ações de desarmamento anteriores. 

O lançamento nacional da campanha deste ano foi no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro, um mês depois da tragédia na escola de Realengo.  

A iniciativa atual traz quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização imediata do artefato; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.


Fonte:
Ministério da Justiça



02/09/2011 11:25


Artigos Relacionados


CIC Norte promove campanha de desarmamento infantil

Ministério lança Campanha do Desarmamento no Rio Grande do Sul

Mulher, Viver sem Violência chega ao Rio Grande do Norte

Caravana da anistia chega a Paraíba e Rio Grande do Norte

Roraima adere à Campanha do Desarmamento

Campanha do Desarmamento começa em São Paulo