Caravana da anistia chega a Paraíba e Rio Grande do Norte



Na próxima quinta-feira (26), a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza em Natal (RN), a 42ª Caravana da Anistia, que apreciará requerimentos de anistia política dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A ação conta com apoio da Assembléia Legislativa do Estado, incentivo da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

Durante o evento, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República fará a entrega do Memorial “Pessoas Imprescindíveis”, homenagem post mortem a Luiz Ignácio Maranhão Filho, jornalista e ex-deputado estadual, que teve o mandato cassado durante o regime militar. Luiz Ignácio permanece desaparecido desde 1972, quando foi preso por agentes do DOI-CODI em São Paulo. Seu processo de anistia política será apreciado durante a caravana.

 

A Caravana da Anistia já percorreu 18 estados e apreciou publicamente mais de 800 processos desde que foi implantada, em 2008. Entre os anistiados estão personalidades como o educador Paulo Freire, o líder seringueiro Chico Mendes, o Coronel Lamarca, o jornalista Ziraldo, os governadores Leonel Brizola e Miguel Arraes, o presidente João Goulart e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, entre outras centenas de brasileiros anônimos que foram atingidos por atos de exceção da ditadura militar.

 

Desde 2001, a Comissão de Anistia analisa processos de quem foi perseguido politicamente no Brasil entre 1946 e 1988. Nestes quase dez anos, foram julgados cerca de 57 mil processos, sendo 33 mil foram deferidos, e 12 mil com algum tipo de reparação econômica.

 

O projeto visa reparar simbolicamente àqueles que sofreram perseguição política e desenvolver política pública de educação em direitos humanos com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, de modo a estimular e difundir os temas da anistia política, da democracia e da justiça de transição.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



23/08/2010 13:15


Artigos Relacionados


Caravana da Anistia chega a 51ª edição e julga 21 processos em Recife

Comissão de Justiça aprova anistia a policiais militares do Rio Grande do Norte

Campanha do Desarmamento chega ao Rio Grande do Norte

Mulher, Viver sem Violência chega ao Rio Grande do Norte

Rosalba Ciarlini defende acesso do Rio Grande do Norte e da Paraíba às águas do São Francisco

Caravana julga 32 pedidos de anistia em Florianópolis