Campanha do Desarmamento ganha apoio da Seleção Brasileira de Futebol
Ao entrar no campo do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, para a partida amistosa entre Brasil e Holanda, no sábado (4), a Seleção Brasileira ajudou o País a ser menos violento. Craques como Neymar, Lúcio, Robinho e Julio Cesar carregaram uma grande faixa com o slogan da Campanha do Desarmamento 2011: Tire uma arma do futuro do Brasil.
A iniciativa buscou chamar a atenção da população para o tema e retirar de circulação o maior número possível de armas. A faixa trouxe o site 'Entregue sua Arma' onde os cidadãos podem buscar orientações sobre a entrega de armas e os locais de coleta.
Lançada pelo Ministério da Justiça, a Campanha do Desarmamento conta com a parceria de diversas instituições públicas e organizações da sociedade civil como a Viva Rio e Instituto Sou da Paz, que integram a Rede Desarma, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros.
Bahia
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, lançaram nesta segunda-feira (6), em Salvador, na Bahia, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011.
A campanha promove lançamentos regionais para que estados e municípios firmem convênio e ampliem gradualmente a rede de postos de coleta. Além da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo já fazer parte da iniciativa.
Na ocasião também foi lançado, pelo governo do estado, o programa Pacto pela Vida - Implementação de políticas de segurança. O objetivo é diminuir o número de crimes e de homicídios a partir de um conjunto de ações integradas, tais como implantação de Bases Comunitárias de Segurança e convocação de policiais em concurso.
Campanha do Desarmamento
O objetivo da Campanha Nacional do Desarmamento é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Estudos como o Mapa da Violência 2011, mostraram redução nos índices de criminalidade, principalmente no número de homicídios, no período de realização das campanhas anteriores.
Para facilitar o recolhimento, há quatro novidades na edição deste ano: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização do material no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.
Unidades das polícias Federal e Rodoviária Federal estão sendo usadas como postos de recolhimento. Nos próximos dias, organizações não governamentais também serão credenciadas como locais de entrega de armas de fogo.
Fonte:
Ministério da Justiça
06/06/2011 16:43
Artigos Relacionados
Campanha do Desarmamento ganha telefone 194 para informações gratuitas
Presidenta recebe Seleção Brasileira de futebol feminino
Proposta de criação de seleção brasileira de futebol indígena
Eduardo Suplicy faz homenagem à Seleção Brasileira de Futebol
Instrumento Pedhuá terá a estampa da Seleção Brasileira de Futebol
Seleção brasileira militar de futebol feminino é bicampeã mundial