Campanha do desarmamento recebe 2,5 mil armas em 2014



Os dois primeiros meses de 2014 registraram a entrega de 2.580 armas para a Campanha do Desarmamento. Desde o início, em 2004, mais de 648 mil armas já foram doadas às autoridades com a finalidade de reduzir a violência no País.

Entre as armas que mais são entregues estão o revolver e a espingarda. Os estados que mais recolhem são São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul – na estatística de taxa de entrega a cada 100 mil habitantes. O Brasil conta hoje com 2.127 pontos de entrega, a maioria nas policias civis dos estados.

Onde e como entregar

 Os mais de 2 mil pontos de entrega de armas estão espalhados por todos os estados e o Distrito Federal. Confira a relação completa no site da campanha.

Qualquer pessoa que queira entregar uma arma de fogo deve se dirigir a uma delegacia da Polícia Federal (PF) ou da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou demais postos cadastrados. 

Antes disso, é importante retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma. Com ela, o cidadão pode se locomover de maneira legal e segura. A arma deve ser embalada e descarregada e suas munições devem ser levadas separadamente (estas sem direito a idenização). A identificação de quem quiser entregar a arma não é obrigatória.

As armas serão inutilizadas no ato da entrega nos postos credenciados.
Posteriormente, serão encaminhadas ao setor especializado da Polícia Federal para o descarte total, que poderá ser feito por meio da queima em fornos industriais de alta temperatura.

Ao entregar a arma no posto de entrega, o cidadão irá cadastrar uma senha de quatro dígitos, única e intransferível, e receberá um protocolo do Banco do Brasil composto de 16 dígitos. De posse deste documento, o cidadão deve se dirigir a um dos caixas eletrônicos do banco. A indenização estará disponível para saque 24 horas após a entrega da arma até 30 dias. O valor pode variar de R$ 150 a R$ 450 conforme o armamento.

Fonte:

Ministério da Justiça



06/03/2014 13:08


Artigos Relacionados


Campanha do Desarmamento já recolheu quase 650 mil armas

Com 37 mil armas recolhidas, Campanha do Desarmamento vai até final de 2012

Campanha do Desarmamento atinge marca de 30 mil armas recolhidas

Campanha do Desarmamento recebeu mais de mil armas na última semana

Campanha Nacional do Desarmamento recolheu 35 mil armas em sete meses

Com 22,2 mil armas entregues, Campanha do Desarmamento entra na segunda fase