Campanha para incentivar lavagem das mãos continua
Funcionários e pacientes do Emílio Ribas estão envolvidos na ação especial
Você sabe lavar as mãos corretamente? Ou melhor, você tem consciência da importância desse ato de higiene para evitar doenças e contaminações? O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, pegou carona no Dia Mundial de Lavagem de Mãos, celebrado em 5 de maio, e desenvolveu ações educativas visando a conscientização para esse hábito tão simples e corriqueiro.
Desde o dia 25 de abril, o hospital está com uma programação especial que se estende até sábado, 5 de maio. As ações educativas são voltadas aos profissionais de saúde e pacientes e focam a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças. Por meio de folhetos, o público alvo é orientado a aplicar o sabonete com as mãos molhadas, ensaboar as palmas esfregando uma contra a outra e não esquecer de lavar o dorso.
Segundo o responsável pela Comissão do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto, infectologista Nilton Cavalcante, o hábito de lavar as mãos é o primeiro procedimento clínico básico para qualquer profissional de saúde. Ele explica que mãos limpas ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.
A equipe da Comissão, responsável pela campanha, reforçará as orientações com a disponibilização de um guia com 10 passos para a limpeza adequada das mãos.
Do Portal do Governo do Estado
04/30/2012
Artigos Relacionados
Emílio Ribas faz campanha por lavagem de mãos
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar hábito de lavar as mãos nas escolas
PF propõe no Senado mais atenção à lavagem de dinheiro e confisco de bens nas mãos do crime
Poupatempo São Carlos faz campanha para incentivar doação de sangue
SP lança campanha para incentivar doação de sangue nas empresas
Saúde faz campanha para incentivar recrutamento de doadores de sangue