Campanha resgatará memória do Palácio Monroe
O Senado pretende resgatar a memória do Palácio Monroe, onde funcionou durante 35 anos. Para isso, será lançada no início de dezembro, pelo presidente da Casa, Ramez Tebet, uma campanha destinada a solicitar a toda a população brasileira informações que ajudem a reconstruir a história do local onde trabalhavam os senadores antes da mudança da capital do país para Brasília, em 1960.
Por meio da campanha, o Senado dará início à formação de um banco de dados sobre o destino de móveis e obras de arte que se encontravam no palácio e foram leiloados pela empresa encarregada da destruição do edifício na década de 70, no Rio de Janeiro. A população será ainda estimulada a doar fotos e documentos sobre a história do Monroe, que passariam a compor o acervo do Museu do Senado.
- De todas as nossas sedes, o Monroe é a única que não existe mais - recorda Florian Madruga, coordenador da Comissão Especial dos 111 Anos do Senado Republicano, presidida pelo diretor-geral da Casa, Agaciel Maia.
A campanha pelo resgate da memória do Monroe será divulgada pelos meios de comunicação do Senado e por todas as emissoras interessadas em apoiar a iniciativa. Como boa parte do acervo do palácio provavelmente ainda se encontra na antiga capital da República, o Senado firmará parcerias com o governo estadual e com a prefeitura do Rio de Janeiro para fortalecer a iniciativa.
O Palácio Monroe foi a segunda sede do Senado Republicano. Inicialmente, a Casa funcionou no Palácio Conde dos Arcos, na Praça da República. O Monroe localizava-se junto à Cinelândia, no centro do Rio, em frente à Baía de Guanabara.
04/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado expõe história do Palácio Monroe ao público da Bienal do RJ
Palácio Boa Vista inaugura a exposição Memória do Lugar
Palácio dos Bandeirantes recebe homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto
Lu Alckmin lança Campanha do Agasalho 2013 no Palácio dos Bandeirantes
Lembo participa da campanha contra a pólio no Palácio dos Bandeirantes
Geraldo Alckmin participa de Campanha da Diabetes no Palácio dos Bandeirantes