Campanha visa à inclusão de pessoas com deficiência



A sessão especial do Senado desta quarta-feira (22) foi realizada a requerimento dos líderes partidários da Casa. A intenção é enfatizar o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade deste ano, destinado a ressaltar a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência.

Com o lema "Levanta-te e Venha para o Meio", a campanha deste ano traz ao centro da atenção da população as pessoas que são freqüentemente vítimas de preconceitos e discriminação nas sociedades modernas, que privilegiam os fortes e saudáveis, enquanto marginalizam, e até excluem, aqueles que têm menos condições de se afirmar e de competir com os outros.

A frase foi tirada da passagem do Evangelho em que Jesus se interessa por um homem de mão atrofiada que estava na sinagoga, sendo desprezado e deixado de lado por causa de sua condição. Ao dizer-lhe para vir juntar-se ao grupo, Jesus restituiu dignidade àquela pessoa com deficiência e, depois, curou-o de seu mal diante de todos.

A CNBB esclarece que, de acordo com a conhecida metodologia católica ver-julgar-agir, a campanha incentiva os cidadãos a ver a realidade social e a problemática enfrentada pela pessoa com deficiência, bem como a história de suas lutas e conquistas. Em seguida, à luz dos princípios éticos, devem ser analisadas criticamente atitudes pouco fraternas, bem como soluções inadequadas para promover a inclusão.

Ainda de acordo com a CNBB, na terceira e mais importante parte, que é o agir, devem ser identificadas as políticas para promover a inclusão social e religiosa das pessoas com deficiência, e denunciar as situações discriminatórias e de exclusão da família, da escola e do trabalho.

Ao escolher o tema, a Igreja Católica chama a atenção para o fato de que, nos dias de hoje, as pessoas com deficiência não necessitam apenas de apoio e de fraternidade, mas principalmente, de oportunidades para participar ativamente de todas as atividades, na escola, no trabalho, nos grupos de lazer e esporte e em outros lugares que freqüentem, para conquistar seu devido lugar na sociedade.



22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cresce inclusão de pessoas com deficiência

Inclusão profissional de pessoas com deficiência é tema de livro

Inaugurado centro para inclusão de pessoas com deficiência

Paulo Paim defende inclusão de pessoas com deficiência

Geovani Borges defende inclusão das pessoas com deficiência

CDH debate a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de ensino