Inaugurado centro para inclusão de pessoas com deficiência
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nessa sexta-feira (14) da inauguração do Centro de Profissionalização para pessoas com Deficiência (Cepid), em Fortaleza (CE). O Centro será referência na formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense.
O novo centro é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos e dispõe de unidade de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), com estrutura de salas de aulas e laboratórios adaptados para capacitação nas áreas de informática, telemarketing, hotelaria, comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva. Ele também possui completa infraestrutura para atendimento das pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria. "É dignificante inaugurar uma estrutura que tem a finalidade de qualificar trabalhadores, principalmente para o público que aqui será formado", ressaltou o ministro.
O Ministério do Trabalho fiscaliza o cumprimento da Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) que estabeleceu a obrigatoriedade às empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.
Mais cedo, o ministro participou de um café da manhã promovido pela Câmara de Diretores Lojistas de Fortaleza (CDL). A entidade é parceira do MTE na qualificação de trabalhadores na área de comércio e serviços. Sua direção apresentou ao ministro um projeto que pretende qualificar, em 2014, cerca de 440 trabalhadores em cursos promovidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Vamos dar encaminhamento à solicitação de cursos de qualificação por meio de uma parceria com o Ministério da Educação", afirmou o ministro.
Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego
15/02/2014 09:31
Artigos Relacionados
SP ganha primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do Brasil
Centro de Direitos Humanos para pessoas em situação de rua e catadores será inaugurado nesta 5ª
Memorial da Inclusão realiza oficina para pessoas com deficiência
Livro reúne dicas para inclusão de pessoas com deficiência
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência abre inscrições para servidores
Garibaldi destaca importância da Pestalozzi para a inclusão das pessoas com deficiência