Campeões do Pan-americano de 1956 recebem homenagem da Assembléia



 
O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Francisco Appio (PPB), usou o Grande Expediente de hoje (13) para homenagear os jogadores e dirigentes da seleção brasileira campeã do Pan-Americano de 1956, no México. O Brasil disputou o torneio apenas com atletas da seleção gaúcha, e levantou o caneco ao empatar em 2 a 2 com a Argentina. Foi o primeiro título internacional do futebol brasileiro.

Durante seu pronunciamento, Appio fez questão de citar nominalmente cada um dos campeões, que foram aplaudidos por todo o plenário. O deputado homenageou os atletas Sérgio Moacir, Valdir Morais, Florindo, Ênio Rodrigues, Figueiró, Odorico, Luizinho, Bodinho, Larry Pinto de Faria, Juarez, Chinesinho, Aírton Ferreira da Silva, Ortunho, Sarará, Hercílio, Milton, Paulinho e Jerônimo, além dos falecidos Oreco, Duarte, Ênio Andrade, Raul Klein e Teté. Ao final da solenidade, Appio entregou aos jogadores a medalha do mérito farroupilha, e um livro com fotos dos homenageados e das partidas. "Nada mais justo do que prestar nosso agradecimento a estes verdadeiros ídolos do esporte nacional", disse. O Brasil terminou o Pan-Americano invicto.

Prestigiaram a homenagem o ex-presidente da Assembléia, Cândido Norberto, o vereador João Bosco Vaz - representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado, João Garcia, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), Batista Filho, e demais autoridades.


12/13/2001


Artigos Relacionados


Campeões da natação brasileira recebem homenagem dos Correios

Assembleia do Conselho Americano de Esporte será realizada no Rio de Janeiro

Assembleia-geral da ONU volta a pedir fim do embargo norte-americano a Cuba

Festival de Cinema Latino-Americano faz homenagem a Gabriel García Márquez

Assembléia faz homenagem aos pajadores

Farmacêuticos recebem homenagem do Senado