Campinas recebe primeiro CIC no interior do Estado



Centro de Integração da Cidadania foi criado com objetivo de facilitar o acesso à Justiça ao cidadão da periferia

O governador Cláudio Lembo inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 11, mais uma unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC) no Estado. A cidade escolhida foi Campinas, dona de uma das maiores populações de São Paulo, cerca de 1 milhão e meio de pessoas.

O 10º posto do CIC levará aos cidadãos campineiros, moradores de regiões afastadas dos centros, diversos serviços públicos essenciais à garantia dos direitos básicos, cidadania e acesso à Justiça. Entre eles, educação para o consumo; respeito aos direitos humanos e ambientais; orientação social; acompanhamento jurídico; mediação de conflitos de pequenas causas; atendimento policial; para casos de menor potencial ofensivo; emissão de carteira profissional; identidade, entre outros documentos, de forma rápida, segura e gratuita.

Nos mais de seis mil metros que compreendem o espaço destinado ao CIC Campinas, localizado no bairro de Vida Nova, estima-se que serão beneficiadas 50 mil pessoas.

O bairro está localizado na região sudoeste da cidade e apresenta vários bolsões de miséria, com índice elevado de desemprego e violência.

“Implantamos o CIC no Vida Nova porque é um bairro que apresenta uma série de situações difíceis. Hoje trazemos um Centro de Integração para a população e mostramos que Vida Nova hoje significa verdadeiramente uma nova vida para Campinas”.

O governador destacou, ainda, que para os moradores dos bairros de abragência do Vida Nova, a instalação desse Centro também vai prevenir a violência, por atuar na origem do conflito e reunir as duas polícias, civil e militar, no local.

Ainda foram inauguradas a Sala de Leitura e o Acessa São Paulo (inclusão digital), parceria com a Casa Civil. A obra custou ao

07/11/2006


Artigos Relacionados


Votuporanga recebe o primeiro AME do interior

Secretário de Estado da Habitação recebe prefeito de Campinas

Secretaria da Cultura do Estado doa acervos museológicos do interior do Estado para municípios

Número de autorizações na navegação interior diminui no primeiro semestre de 2011

Mais de 18 mil trabalhadores do interior conseguiram emprego com o Emprega São Paulo no primeiro semestre

Região de Campinas recebe espetáculos gratuitos