Cana: chineses fazem acordo com o Estado de São Paulo



Acordo de cooperação técnica em biocombustíveis será assinado nesta terça-feira

Pioneiramente, representantes da Comitiva da Província de Henan, uma das maiores da economia chinesa, com cerca de cem milhões de habitantes, assinam acordo de cooperação técnica em biocombustíveis com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O ato ocorre nesta terça-feira, 4, a partir das 12h, na sede da Secretaria, com a presença do secretário João Sampaio e do presidente da Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Henan, Ren Wenjie.

O acordo permitirá que o Centro de Cana ligado ao Instituto Agronômico (IAC), um dos seis institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (Apta), possa trocar informações, receber visitas e realizar treinamentos com pesquisadores chineses. Da mesma forma, profissionais da Pasta poderão obter informações na área de biocombustíveis daquela província.

“Essa troca, pioneira, permitirá a aproximação com um mercado enorme, o intercâmbio de conhecimento com possibilidade de desenvolvimento de campos de experimentos. O intercâmbio faz parte da estratégia do Governo para exportação de tecnologia sucroalcooleira”, afirma o secretário. A pesquisa paulista na área de cana já desenvolve parcerias com vários países, com destaque para México, Angola e Moçambique.

O Centro de Cana, localizado em Ribeirão Preto e com unidades de pesquisa espalhadas por São Paulo e outros Estados, já lançou cerca de 15 variedades de cana nos últimos dez anos. Realiza um trabalho pioneiro para cana adaptada ao corte mecânico, menor utilização de água e defensivos.

Também estarão presentes no ato da assinatura o coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro, o diretor do IAC, Marco Antônio Teixeira Zullo, e o diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, além de representantes do Governo de Henan.

A comitiva chinesa permanece no Estado nos dias até 5 de novembro e farão visitas à União da Agroindústria da Cana-de-Açúcar (Unica), na Capital, ao IAC, em Campinas, e a empresas da região de Piracicaba.

Serviço

Assinatura de acordo de cooperação entre paulistas e chineses
Data: 4 de novembro
Horário: 12 horas
Local: Gabinete do secretário João Sampaio
Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento



11/04/2008


Artigos Relacionados


Estado de São Paulo vai produzir energia elétrica de bagaço de cana

(Flash) - Covas diz que acordo inédito é voto de confiança no Estado de São Paulo

Paulo Paim pede que taxação de calçados chineses seja mantida

SP assina acordo para fortalecer co-geração de energia com bagaço da cana

Brasil e Argentina fazem acordo para cooperação em TI

Brasil e Chile fazem acordo na área de TV Digital