Capacitação de gestores vai ajudar a democratizar o esporte no País



O Ministério do Esporte ganhou um importante aliado para qualificar ainda mais o acesso ao esporte e ao lazer no País. A ajuda vem de 140 gestores de 17 estados - representantes de entidades, núcleos e agentes sociais – administradores do processo de estruturação, implantação e atendimento de mais de 250 mil beneficiados do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).

Reunidos no Hotel Nacional de Brasília, eles receberam durante a abertura da 1ª Capacitação Gerencial, nesta quinta-feira (28), as boas-vindas do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, que fez um alerta sobre a missão: “são vocês que vão conseguir materializar essa política pública”, disse.

A Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) trabalha para executar no Pelc cerca de R$ 80 milhões referentes ao orçamento da pasta em 2013. Conforme o secretário, para que haja melhor entendimento sobre a importância do esporte social e da luta por uma política pública de qualidade, no caso entre conveniente e conveniados, é necessário que os envolvidos estejam capacitados e preparados para desenvolvê-la.

Na quinta, a capacitação foi voltada para os coordenadores técnicos dos convênios e dos termos de cooperação do programa. Neste sexta (29), último dia de evento, será destinada aos interlocutores do Siconv, o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal.

A ideia é adequar os conteúdos à realidade de cada cidade por meio de diálogo franco, próximo e aberto. “Gostaria que vocês aproveitassem esses dois dias para extrair o máximo dos conteúdos propostos para a realidade mais próxima dos municípios. Quanto mais próxima nossa parceria, mais tranquilos serão os 18 meses de execução”, afirmou Cappelli.

Para o secretário, a iniciativa da capacitação gerencial, seguida da proposta real de ampliação do Pelc, é de fundamental importância. “Além de qualificá-lo, promove a intervenção do programa no rol de desafios do País que vai sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, e que está sediando quase todos os eventos mundiais de modalidades esportivas”, ressaltou.

Outra questão central apontada por Ricardo Cappelli é o fato de o esporte e o lazer serem dois benefícios presentes na agenda do Brasil, garantindo à sociedade brasileira outro patamar de desenvolvimento e de acesso a oportunidades. “Com a chegada dos megaeventos esportivos, 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com a infraestrutura que as cidades recebem”, enfatizou.

Participaram da solenidade a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Andrea Ewerton, as coordenadoras-gerais Ana Elenara Pintos (de Estudos de Esporte e Lazer) e Maria Suzana Góes (de Acompanhamento e Avaliação Operacional), além do professor Hélder Ferreira Isayama, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fonte:
Ministério do Esporte



29/11/2013 12:54


Artigos Relacionados


Bahia investe na capacitação de gestores de turismo

Inscrições para capacitação de gestores de conselhos escolares vão até dia 13

Gestores do Projovem Adolescente recebem capacitação em Brasília

Gestores e técnicos de prefeituras recebem capacitação em gestão de convênios

Gestores da Fundação Casa recebem capacitação sobre regimento

(Flash) - Alckmin inaugura Centro de Capacitação de Gestores na Educação