Capes completa 60 anos com entrega de prêmio no Palácio do Planalto
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação comemora 60 anos nesta segunda-feira (11), com a entrega do Prêmio Anísio Teixeira a pesquisadores e professores que contribuíram para o crescimento da educação e da ciência no Brasil. A solenidade será realizada no Palácio do Planalto, às 15h, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro também participar da abertura da celebração do aniversário da entidade, às 9h, no edifício-sede da Capes, no Setor Bancário Norte, quando serão lançados um selo e um carimbo comemorativos.
Há seis décadas, a Capes contribui para a formação de profissionais altamente qualificados, avalia cursos de mestrado e doutorado, oferece acesso à divulgação científica e promove cooperação científica nacional e internacional. Em 2010, concedeu 116 mil bolsas — 58 mil no País e cinco mil no exterior, além de 53 mil para a educação básica. No ano anterior, ajudou na formação de 50.168 mestres e doutores. A ampliação do número de pessoas pós-graduadas no País é uma das prioridades da política nacional de educação e de ciência e tecnologia do governo federal.
A instituição também oferece conteúdo científico para a formação de pesquisadores, mestres e doutores. O Portal de Periódicos da Capes, maior biblioteca virtual brasileira de informação científica, registrou mais de 67 milhões de acessos em 2010. Este ano, atingiu marca superior a 29 mil títulos em todas as áreas do conhecimento.
Esse conjunto de investimentos tem ajudado o Brasil a crescer. A produção científica da pós-graduação brasileira apresenta resultados positivos, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. Entre 2007 e 2009, o Brasil ampliou em 56% o número de artigos em publicações científicas de alto padrão e passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica.
No triênio 2007-2009, o Brasil formou mais de 139 mil mestres e doutores. Para oferecer cursos de pós-graduação de qualidade, os programas são avaliados a cada três anos. No ano passado, 900 consultores analisaram 4.099 cursos.
Formação
Em 2007, a Capes assumiu o desafio de estimular a formação inicial e continuada de professores da educação básica. O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) registrou, em 2010, 150 mil alunos matriculados e 587 polos em funcionamento. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) recebeu, em 2010, investimentos de R$ 120 milhões, com mais de 20 mil bolsas ativas e 618 projetos aprovados.
Fonte:
Ministério da Educação
08/07/2011 19:52
Artigos Relacionados
Portal de Periódicos celebra 13 anos com a entrega do prêmio Capes-Emerald
Lembo entrega Prêmio da Fundação Bunge no Palácio dos Bandeirantes
Lembo entrega Prêmio da Fundação Bunge no Palácio dos Bandeirantes
Palácio do Planalto
Lideranças discutem PAC no Palácio do Planalto
Palácio do Planalto lança página no Facebook