Capes e CNPq lançam programa para estímulo à mobilidade acadêmica



Uma nova chamada pública lançada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta segunda-feira (19), para apoiar projetos conjuntos de pesquisa que visem fortalecer e consolidar Programas de Pós-Graduação stricto sensu. As inscrições para a chamada pública Casadinho/Procad vão até o dia 4 de novembro.

Os projetos apresentados devem estimular a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio da cooperação entre grupos de pesquisa de qualquer região do País. Esses grupos devem estar vinculados a programas de pós-graduação não consolidados e programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa.

Estão previstas bolsas de  Doutorado Sanduíche, Estágio Pós-Doutoral Junior e Estágio Pós-Doutoral Sênior. As propostas aprovadas serão financiadas no valor global estimado de R$ 60 milhões para o período de quatro anos de execução dos projetos selecionados. 

Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral, além de despesas de capital. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a interação entre as equipes, consolidando as redes de cooperação.


Fonte:
Capes



20/09/2011 18:34


Artigos Relacionados


Palestra apresenta programa europeu de mobilidade acadêmica

Capes prorroga prazo de inscrição em processo seletivo no programa de mobilidade docente

Capes assina acordo de cooperação acadêmica com fundação da Suécia

Capes lança primeiro edital de cooperação acadêmica e científica com a Suécia

CNPq e MEC lançam edital para estimular a inclusão digital

Capes divulga chamada para Programa Capes/Humboldt