Capes e Inmetro vão conceder bolsas de pesquisa no segmento da metrologia e qualidade



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta sexta-feira (11), edital realizado em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é estimular e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no segmento da metrologia e qualidade, por meio da concessão de bolsas pela Capes e o Inmetro.

Os projetos apresentados deverão atender a uma ou mais linhas de apoio de interesse do Inmetro, sendo elas: química; materiais; telecomunicações; velocidade e fluxo; eletricidade; mecânica; óptica; acústica e vibrações; térmica; radiação não-ionizante; biologia; sustentabilidade; pesquisa regulatória; ciências forenses; fármacos; instrumentação científica; biologia estrutural; biotecnologia; bioengenharia; bioinformática; inovação tecnológica; inovação nas áreas de acreditação e avaliação de conformidade; e ciências ambientais.

São elegíveis como proponentes estudantes e pesquisadores que preencham os requisitos indicados no edital. O proponente deverá ter formação compatível com o nível de bolsa solicitada e com experiência comprovada no tema da proposta e cada orientador, coordenador ou doutor (solicitante) poderá solicitar somente uma bolsa onde ele próprio seja beneficiário.

A Capes e o Inmetro financiarão o pagamento de bolsas de estudo, com prazo de implementação e duração vinculados ao tempo de vigência do projeto, nas modalidades Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), pós-doutorado no País, estágio sênior, estágio pós-doutoral e mestrado sanduíche.

As propostas devem ser apresentadas, de 16 de novembro a 30 de dezembro, no formato de projeto e deverá ser encaminhada à Capes, impressa em CD, para o seguinte endereço: Capes/Coordenação Geral de Programas Estratégicos (CGPE) - SBN quadra 02, lote 06, Bloco L, 9° andar - CEP: 70.040-020, Brasília – DF.

A seleção das propostas será realizada em etapas: análise pela área técnica da Capes; análise de mérito por um comitê científico constituído por indicação do Inmetro e Capes, especificamente instituído para tal finalidade; e aprovação e homologação pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Capes. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2012 e as bolsas serão implementadas a partir de março de 2012.

Mais informações pelo telefone (61) 2022-6310 ou por e-mail.

 

Fonte:
Capes



11/11/2011 16:24


Artigos Relacionados


Inmetro comemora Dia Mundial da Metrologia na sexta

Ciência sem Fronteiras vai conceder 20 mil bolsas este ano

Governo vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

Dilma pretende conceder 75 mil bolsas de intercâmbio até final do mandato

Inscrições abertas para técnico e especialista em metrologia e qualidade do Ipem-SP

Ipem-SP abre inscrições para técnico e especialista em metrologia e qualidade