Capes financia leitores para divulgar a cultura brasileira no exterior



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (15), o edital do Programa Leitorado, que financia professores interessados em divulgar a a língua portuguesa, cultura e literatura nacionais em instituições universitárias estrangeiras. As inscrições vão até o dia 24 de agosto.

A seleção será em três fases: verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico requerido pelas universidades estrangeiras; e envio dos currículos recomendados nas primeira e segunda fases às universidades estrangeiras.

As instituições universitárias estrangeiras escolherão, dentre os candidatos pré-selecionados, o leitor brasileiro que ocupará a vaga. Após a escolha, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) fará a comunicação formal ao interessado. A listagem dos selecionados também será divulgada no site da Capes. O exercício do leitorado é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, observado o interesse da universidade.


Candidaturas

Para se inscrever, o candidato, além de atender as condições de participação estipuladas no edital, deverá ter: nacionalidade brasileira; idade mínima de 18 anos; experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros na variante brasileira de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e linguística; fluência na língua estrangeira especificada no anexo do edital, correspondente ao país para o qual pretende se candidatar; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; e possuir diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira.

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital. Não será acolhida inscrição condicional, extemporânea ou por via postal, fax ou correio eletrônico.

Os leitores selecionados receberão, pelo MRE, auxílio financeiro mensal e passagem aérea de ida, para assumir as atividades na universidade estrangeira, e de volta ao país de origem, ao final do período de leitorado, desde que tenha exercido, pelo menos, 12 meses de atividade. A contrapartida das universidades varia conforme a instituição.

Os leitores selecionados deverão iniciar as atividades no segundo semestre de 2011.


Fonte:
Capes



15/07/2011 16:37


Artigos Relacionados


Capes seleciona leitores para promover língua portuguesa no exterior

Capes seleciona leitores para universidades estrangeiras

Ação promocional divulga cultura brasileira no exterior

Cultura: Volkswagen entrega 80 baús literários para o programa Estado de Leitores

Embratur financia projetos que promovam o Brasil no exterior

Capes reabre inscrições para doutorado-sanduíche no exterior