Capes seleciona pesquisador para King's College
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (23) o edital que seleciona candidatos à Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais. Segundo a instituição, o objetivo da seleção é ampliar o conhecimento e a compreensão do Brasil como uma das "novas potências" do século 21, por meio da análise da função desempenhada pelo País no cenário mundial e das posições adotadas em temas globais. O programa é fruto de parceria entre a fundação, o Instituto Rio Branco e o King's College.
A Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais do King's College enviará pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas ao King's Col-lege London, proporcionando ambiente propício para permitir o desenvolvimento do estudo acadêmico a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira. Será selecionado um candidato para a cátedra, com duração de três a doze meses, na área temática de "Relações Internacionais e Política Externa Brasileira".
As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos descritos no edital, até 6 de junho. O resultado será divulgado a partir de 31 de julho e o início das atividades no King's College London será em setembro deste ano.
Quem pode?
Para se candidatar é preciso ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas pela Capes e pelo King's College London durante todo o período da bolsa e, ainda, para contribuir com Embaixada do Brasil em Londres, quando requisitado; possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; ter nacionalidade brasileira ou visto de residência permanente no Brasil, no caso de estrangeiro; ser fluente em inglês; e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo.
Benefícios
O pesquisador selecionado receberá, pela Capes, bolsa mensal no valor de £ 3.500; auxílio instalação no valor de £ 3.500; auxílio para aquisição de passagem aérea no valor de US$ 1.706, para estadias de até seis meses, e o dobro deste valor, para estadias maiores que seis meses; e seguro saúde no valor de £ 50 mensais, pago em parcela única. Pelo King's College London receberá valor mensal de £1.500 por até três meses letivos para custos com acomodação em Londres e isenção de taxas. Mais informações pelo e-mail.
Fonte:
Capes
23/04/2012 18:45
Artigos Relacionados
Edital da Capes seleciona professor/pesquisador visitante nos EUA
Capes seleciona leitores para universidades estrangeiras
Capes seleciona bolsistas para intercâmbio no Uruguai
Capes seleciona pesquisadores para projetos de intercâmbio na Argentina
Capes seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e Uruguai
Capes seleciona professores bolsistas para ensinar Língua Portuguesa nos EUA