Capiberibe apóia isenção de taxa no vestibular para alunos da rede pública



Projeto de lei do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para isentar os alunos da rede pública de ensino da taxa de inscrição em vestibulares das universidades públicas está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação, com parecer favorável do relator, João Capiberibe (PSB-AP). Segundo ele, o número de inscrições na Universidade Federal do Amapá dobrou quando medida semelhante foi adotada, na época em que ele era governador do estado.

- Esse fato mostra, com clareza, que muitos jovens, ao concluir o segundo grau, não dispõem de recursos financeiros para sua inscrição no vestibular. O mesmo ocorre em relação aos concursos públicos, por isso defendo que haja, também, isenção das taxas de inscrição para candidatos comprovadamente carentes - disse Capiberibe ao repórter Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

Para Mercadante, autor do projeto, a aprovação da proposta irá democratizar o acesso ao ensino superior nas universidades públicas, bem como fortalecer as escolas públicas de 1º e 2 º graus.



13/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unesp reduz em 75% a taxa de inscrição do vestibular para alunos da rede pública

Estudantes de escola pública terão isenção de taxa de vestibular em instituições federais

Alunos de escola pública poderão deixar de pagar taxa de vestibular

Vestibular Fatec 2014 orienta sobre política de bônus a alunos afrodescendentes e oriundos da rede pública

Inscrições para isenção na taxa do Vestibular Fatec vão até dia 9

Vestibular: Fatec inscreve para isenção de taxa até dia 10