Capiberibe pede ligação com Guiana Francesa



O senador João Capiberibe (PSB-AP) anunciou que nos próximos dias 7 e 8 a Comissão Franco-Brasileira de Cooperação reúne-se em Paris para discutir, entre outros assuntos, a construção de uma ponte sobre o Rio Oiapoque e a complementação da BR-156, que fará a ligação entre o Amapá e a Guiana Francesa. O parlamentar salientou nesta quinta-feira (3) que a rodovia e a ponte, além de ligarem o Brasil à Guiana, significarão também a ligação do Brasil à França e a todos os países do Hemisfério Norte.

Capiberibe pediu a liberação, pelo ministro dos Transportes, Anderson Adauto, dos restos a pagar relativos às obras da BR-156 até 15 de julho. Segundo ele, esta é a data-limite para que sejam reiniciadas as obras na rodovia, o que somente será feito após o pagamento. A data, segundo o senador, é condicionada pelas chuvas que, quando começam a cair, impedem a realização de qualquer trabalho de terraplenagem na região.

Para o parlamentar, não procedem -as desconfianças sobre o ministro dos Transportes- de liberação de recursos para Pernambuco fora da cronologia inicialmente programada pelo ministério. Capiberibe afirmou ter pedido há dois meses uma liberação de recursos para seu estado, que enfrentava uma situação de calamidade pública homologada pela Defesa Civil Nacional, mas o pleito não foi atendido pelo Ministério.

Por fim, Capiberibe pediu a liberação de contrapartida para empréstimos externos destinados a obras nos metrôs de Salvador, Recife e Belo Horizonte. De acordo com o parlamentar, o dinheiro dos empréstimos já está depositado na agência do Banco do Brasil em Nova York, faltando apenas que o ministro das Cidades, Olívio Dutra, libere a contrapartida nacional para que os recursos fiquem disponíveis. O senador defendeu gestões junto ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para que essas verbas sejam liberadas.



03/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Capiberibe comunica visita à Guiana Francesa em prol da cooperação bilateral

Capiberibe pede rápido cumprimento de acordo para unir Guiana e Amapá por asfalto

Papaléo defende maior integração com a Guiana Francesa

Senado vai debater situação na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa

Senadores conhecem de perto situação de brasileiros na Guiana Francesa

SENADO VAI CELEBRAR LAUDO QUE FIXOU FRONTEIRA COM A GUIANA FRANCESA