Capiberibe pede reparação rápida da BR-156



Em discurso no qual destacou a importância da rodovia para a economia do Amapá, o senador João Capiberibe (PSB-AP) pediu às autoridades federais e estaduais que recuperem o quanto antes um trecho de seis quilômetros da BR-156 que foi destruído pelas chuvas. De acordo com o senador, a população do norte do estado está isolada e quatro municípios sofrem com a falta de abastecimento de combustíveis, alimentos e remédios.

- Tanto o governo federal quanto o governo do estado estão agindo para o atendimento da população isolada e para a correção dos problemas técnicos que afetaram aquele pequeno trecho da BR-156 - disse Capiberibe, ao elogiar a atenção do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que foi pessoalmente ao Amapá ver os estragos na rodovia.

O senador explicou que a estrada de 600 quilômetros entre Macapá e Oiapoque (AP) integra cerca de 500 mil habitantes, destacando que a BR-156 é o trecho brasileiro de uma rodovia multinacional que, no futuro, irá integrar os países do Platô das Guianas e do Caribe. A rodovia do Arco Norte ou Transguianense, disse Capiberibe, vai ligar Macapá a Manaus, a Boa Vista e a Caracas, passando por Caiena, na Guiana Francesa, Paramaribo, no Suriname, e Georgetown, na Guiana.

- É mais do que uma estrada: é um importante elemento da integração do nosso território e da construção pacífica de nossas relações econômicas, culturais e sociais com nossos vizinhos situados ao norte da América do Sul. Ela também nos vincula à Europa, através da Guiana Francesa, unindo o Brasil à França, o Mercosul à União Européia - disse Capiberibe, registrando que em 1997 os presidentes do Brasil e da França assinaram um acordo para a construção de ponte sobre o rio Oiapoque, unindo o Amapá à Guiana Francesa.

Ele lamentou que, entre 1995 e 1998, o Amapá tenha recebido -míseros- R$ 7 milhões para o setor de transportes, mais de dez vezes menos que o total destinado pelo governo federal para outros estados como Rondônia, Roraima e Tocantins. Para o senador, essa foi uma discriminação política ao estado, que investiu nos sete anos do governo de Capiberibe R$ 40 milhões na BR-156. Somente mais tarde, narrou o senador, o Ministério dos Transportes liberou R$ 24 milhões, usados no asfaltamento de 63 quilômetros da rodovia, que ainda tem cerca de 400 quilômetros não pavimentados.

- A BR-156 simboliza o ideal de uma economia solidária que vale tanto para nós quanto para os demais países do mundo que rejeitam a guerra, a intolerância racial e religiosa e a visão unilateral de que apenas uma nação tem o dom da verdade - declarou Capiberibe ao final de seu pronunciamento.



21/03/2003

Agência Senado


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