Capinzal será capital brasileira do chester



A cidade de Capinzal, em Santa Catarina, será declarada "Capital Brasileira do Chester". Em caráter terminativo, a Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (18) projeto de lei nesse sentido, que seguirá diretamente para a Câmara se pelo menos um décimo dos senadores não solicitar que o tema seja apreciado também em Plenário.

O projeto foi apresentado pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que observou ser Capinzal o maior produtor de chester no Brasil. De acordo com o relator da proposta, senador Adir Gentil (PFL-SC), a importância econômica e social do produto para o município catarinense justifica a homenagem sugerida por Casildo Maldaner.

Durante a discussão da matéria, o senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) elogiou o progresso tecnológico que levou à produção do chester - resultado de cruzamento da galinha com o peru - e disse que o Brasil não deve temer o debate sobre outras discussões científicas, como o uso de sementes transgênicas na agricultura. Por sua vez, Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o projeto, mas ressaltou a necessidade - no que diz respeito à agricultura transgênica - de proteção da saúde humana.

Também em caráter terminativo foi aprovado pela comissão projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que dá ao aeroporto de Boa Vista, capital de Roraima, o nome de Atlas Brasil Cantanhede, agrônomo e aviador civil que foi pioneiro no transporte aéreo do estado. Recebeu ainda parecer favorável da CE projeto de lei da Câmara que dá o nome de Senador Nilo Coelho ao aeroporto de Petrolina (PE). De acordo com o relator da proposta, senador José Jorge (PFL-PE), o aeroporto acaba de ter a pista ampliada para permitir maior exportação de frutas plantadas no Vale do São Francisco.

A comissão aprovou parecer favorável à renovação da concessão de canal de televisão para a TV SBT em Nova Friburgo (RJ). Foram autorizadas a operar em ondas médias a Rádio Divinópolis (MG); a Rádio Pantanal Coxim, em Coxim (MS); a Difusora Gomes, em Florianópolis (SC); e a Rádio Iracema, em Fortaleza (CE).

Poderão operar em freqüência modulada, segundo parecer favorável da CE, a Fundação José Possidônio Peixoto, em Pacatuba (CE); a Milano FM, em Paranacity (PR); Rádio Itaí de Rio Claro, em Sonora (MS); a Mercom Brasília Comunicação Ltda., em Santo Antonio da Alegria (SP); a Fundação Waldy Freitas, em Camaçari (BA); a Rádio FM de Iporá, em Piranhas (GO); e o Sistema Costa Dourada de Comunicação, em Maragogi (AL).

A comissão aprovou ainda parecer favorável a 11 projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de radiodifusão comunitária. Foram beneficiadas as seguintes entidades: Comunidade Unida de Jacuacanga, em Angra dos Reis (RJ); Associação de Amigos Moradores de Mandaguari (PR); Associação Cultural e Educativa de São José das Palmeiras (PR); Associação Comunitária Beneficente, Artística e Cultural Guaraniense de Rádio e TV, em Guarani (MG); Associação de Integração Comunitária Cidade Esperança, em Brasilândia (MS); Associação Comunitária de Comunicação e Cultura do Gama (DF); Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cabeceiras (PI); Associação Comunitária de Aurilândia (GO); Associação Beneficente e Cultural Comunitária Diógenes Almeida Celestino, em São Miguel dos Campos (AL); Associação A Voz do Povo A Voz de Deus, em Arapiraca (AL); e Associação Beneficente Maria Pinto, em Caucaia (CE).



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner quer Capinzal como Capital Brasileira do Chester

Maldaner propõe criação do Dia Nacional do Chester

Especialistas defendem maior participação de capital estrangeiro na aviação brasileira

Roseana comemora título de Capital Brasileira da Cultura para São Luís

São Vicente será capital do Estado por três dias

São Paulo será a capital nacional do artesanato no mês do Natal