Caraguatatuba ganha Centro de Detenção Provisória
Mais segura e totalmente equipada, unidade prisional será entregue no dia 11 de julho
A Secretaria da Administração Penitenciária inaugura na sexta-feira, 11, o Centro de Detenção Provisória "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira" de Caraguatatuba, com capacidade para 768 detentos. A nova unidade irá abrigar presos provisórios e desativará as carceragens de distritos policiais da região, trazendo mais segurança e tranqüilidade à população, além de possibilitar ao policial o seu retorno ao trabalho investigativo.
A nova unidade homenageia postumamente o Dr. Mariz pelos seus préstimos ao sistema penitenciário de São Paulo.
O CDP deve receber detentos dos municípios de Caraguatatuba, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Taubaté e Ubatuba, proporcionando redução na superlotação carcerária não apenas no Litoral Norte, como também em parte do Vale do Paraíba.
Com 10.559,11 m² de construção, o CDP está mais seguro, pois foi projetado de maneira que os raios, onde se encontram as celas, tenham a capacidade de 96 presos e sejam isolados entre si pela galeria de acesso. O controle de cada raio é feito através de gaiolas de acesso e a localização da muralha e das torres de vigia possibilita perfeita visualização da unidade.
O mesmo isolamento através de galerias ocorre com os pavilhões de trabalho e a cozinha, que é a grande novidade dos modelos de CDP da SAP. Normalmente, nos CDPs, a alimentação vem de fora da unidade (terceirizada ou de outro presídio). Com a cozinha, os próprios detentos vão preparar as refeições na unidade, sob a supervisão de funcionários, como acontece nas Penitenciárias e demais modelos de unidades da SAP.
A obra custou R$ 19,9 milhões e gera 260 empregos diretos. O Centro de Detenção está localizado na Estrada Pirassununga, 500 – Bairro Porto Novo.
Mais vagas para presos provisórios
Com a próxima inauguração, a Secretaria da Administração Penitenciária entrega 1.536 novas vagas, uma vez que, em 27 de junho, foi inaugurado o CDP de Serra Azul, com capacidade para 768 presos. Tratam-se ações do Governo do Estado de São Paulo para ampliação de vagas no Sistema Prisional.
Da Secretaria de Administração Penitenciária
(M.C.)
07/08/2008
Artigos Relacionados
Caraguatatuba inaugura Centro de Detenção Provisória
São Paulo ganha sexto Centro de Detenção Provisória
Covas inaugura mais um Centro de Detenção Provisória
Covas inaugura o quinto Centro de Detenção Provisória
Covas entrega mais um Centro de Detenção Provisória
Riolândia recebe Centro de Detenção Provisória para 768 pessoas