Carga de energia no País acumula alta de 3,4% em 2011



A geração de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 3,2% em dezembro do ano passado em comparação com o mesmo mês de 2010. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em um boletim de carga mensal.

Leia mais sobre energia no especial do Portal Brasil.

Os números preliminares apontam elevação de 1,4% no total da energia gerada em dezembro, em comparação ao mês anterior, contrariando uma sazonalidade histórica. Esse fato pode ser explicado pela elevação do nível de capacidade instalada no setor industrial, ocorrida em dezembro. No acumulado de 2011, foi observada variação positiva de 3,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo os técnicos da Gerência de Previsão e Acompanhamento da Carga do ONS, as maiores variações da carga de energia em dezembro, em relação a igual mês de 2010, foram verificadas nos subsistemas Norte (6,2%), Sul (6%) e Nordeste (5,8%) e a menor (1,4%) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

No comparativo com novembro, apenas a região Sul mostrou expansão significativa da carga (4%). Nos demais subsistemas, o aumento da carga oscilou entre 0,7% (Norte) e 1% (Nordeste). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a geração de energia no País apresentou elevação em todos os subsistemas, sendo a maior variação da carga (5,2%) observada no Sul brasileiro e a menor (1,1%), no Nordeste.  

 

Fonte:
Agência Brasil



05/01/2012 16:41


Artigos Relacionados


Consumo nacional de energia elétrica acumula alta de 3,8% até novembro

Alvaro Dias aponta corrupção e alta carga tributária como entraves ao crescimento econômico do país

Produção industrial puxa crescimento de 7,5% na carga de energia do País em setembro, informa ONS

Carga de energia gerada no País sobe 5,3% em abril puxada pela demanda industrial

Carga de energia gerada no País sobe 5,3% em abril puxada pela demanda industrial

Balança tem superavit de US$ 1 bi na 2ª semana de junho e acumula alta de 57,9% no ano