Produção industrial puxa crescimento de 7,5% na carga de energia do País em setembro, informa ONS



A carga de energia no Brasil cresceu 7,5% em setembro, em relação ao mesmo período do ano passado e 3,3% em comparação a agosto, informou nesta segunda-feira (4) o Operador Nacional do Sistema (ONS), que administra a oferta de carga de energia no País. 

Segundo dados da versão preliminar do Boletim de Carga Mensal, em setembro foram despachados 57.359 megawatts (MW) médios de energia, acumulando alta de 9,7% no ano e 8,7% em 12 meses. Para o ONS, o bom desempenho se deve à produção industrial, que continua mostrando sinais de retomada. 

Outros fatores
 

"As elevadas temperaturas ocorridas em alguns dias do mês associadas ao longo período de estiagem têm provocado principalmente na região Centro-Oeste, um aumento expressivo da carga de refrigeração e irrigação." 

O ONS informou ainda que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, região mais industrializada do Brasil, registrou crescimento de 8,4% em setembro na comparação anual e de 3,7% ante agosto. 

O operador voltou a afirmar que o crescimento na região reflete a continuidade do crescimento econômico. 

"Adicionalmente destacam-se os incrementos de carga decorrentes do aumento de carga de irrigação e refrigeração na região Centro-Oeste, durante o mês de setembro, provocados pelo longo período de estiagem e ocorrência de temperaturas elevadas", disse o ONS.

O subsistema Sul, por sua vez, mostrou crescimento de 8,1% em setembro de 2010 ante igual mês de 2009 e de 1,9% sobre agosto deste ano. 

No Nordeste, a carga de energia subiu 3,1% no mês passado na comparação anual, e alta de 3,6% em relação ao mês anterior. 

Já no subsistema Norte a alta foi de 8,3% em setembro ante o mesmo período do ano passado e de 2% sobre agosto.

 

Fonte:
Operador Nacional do Sistema (ONS)

 

04/10/2010 20:20


Artigos Relacionados


Produção industrial do País avança 0,7% em setembro

Carga de energia gerada no País sobe 5,3% em abril puxada pela demanda industrial

Carga de energia gerada no País sobe 5,3% em abril puxada pela demanda industrial

Queda da indústria automotiva puxa recuo da produção industrial

Produção de energia eólica no País está em crescimento, aponta Abeeólica

Casildo Maldaner defende redução de carga tributária para crescimento industrial