CARLOS BEZERRA DESTACA ANIVERSÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) afirmou hoje (dia 9), durante a homenagem da Casa a Mato Grosso do Sul, pelo seu 20º aniversário, que, apesar de terem sido divididos geograficamente, os habitantes de seu estado e de Mato Grosso estarão cada vez mais unidos na busca de um futuro melhor para todos, inclusive para os habitantes do Centro-Oeste, porque, na opinião do senador, o grande erro cometido foi cada estado dessa região ter vivido um de costas para o outro.
Carlos Bezerra explicou que essa era "uma visão errada brasileira" de olhar apenas para o oceano e achar que a solução para o país estava além-mar, quando a saída para nossos problemas está no interior. A seu ver, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são elos importantíssimos na integração latino-americana, cujo mercado se abre para o Brasil e para o mundo.
Na opinião do senador, a grande vocação do Centro-Oeste é ser produtor de alimentos para abastecer o mundo. "O Brasil tem várias Califórnias, entre elas Mato-Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins", afirmou.
O senador disse que o Mato Grosso é a saída natural para o Pacífico e muitos não sabem que essa ligação já está pronta: umarodovia partindo deCuiabápermite as exportações, especialmente de carne, para o Chile e o Peru.
Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) apoiou o discurso de Carlos Bezerra, destacando queMato Grosso eMato Grosso do Sul serão, em breve, duas grandes unidades da federação. O senador Ludio Coelho (PSDB-MS) também elogiou o pronunciamento.
Já o senador Levy Dias (PSDB-MS) pediu que o governo federal incentive o setor produtivo nacional para melhorar o desempenho da balança comercial e reduzir o nível de desemprego no País. Segundo o senador,10% do que o governo federal investiu para socorrer o Banerj, cerca de R$ 300 milhões, proporcionaria a infra-estrutura que seu estado necessita para aumentar sua produtividade e apoiar o pequeno e médio produtor rural.
A senadora Júnia Marise (PDT-MG), na presidência dos trabalhos, associou-se às homenagens a Mato Grosso do Sul.
09/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA DESTACA CAMINHADA PELA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO
Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso
CARLOS BEZERRA QUER DELEGACIA DA ANP EM MATO GROSSO
Carlos Bezerra anuncia feira agropecuária em Mato Grosso
CARLOS BEZERRA CONDENA FECHAMENTO DE EMPRESAS EM MATO GROSSO
Carlos Bezerra defende incentivo à piscicultura em Mato Grosso