Carlos Bezerra quer aumento da produção de álcool



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu a retomada de investimento na produção de álcool, que vem sendo reduzida desde 1998. Segundo o senador, o incremento dessa atividade econômica deixaria o país menos dependente da importação de petróleo. Ele acrescentou que o uso mais freqüente do "combustível verde" também contribuiria para a redução da poluição atmosférica, do subdesenvolvimento e da pobreza

Carlos Bezerra salientou que a imprevidência do governo e a excessiva ganância dos usineiros quase extinguiram a receptividade do mercado nacional para os veículos abastecidos pelo álcool combustível.

- No auge do consumo de álcool no Brasil, dos veículos que saíam das linhas de montagem da Ford, mais de 95% eram movidos a álcool; atualmente, esse número chega ao máximo a 5% - destacou.

Falando sobre os benefícios do álcool para a economia nacional, Carlos Bezerra revelou que os automóveis movidos a gasolina são abastecidos, na verdade, por uma mistura que contém 24% de álcool.

- Poucos brasileiros fazem idéia das vantagens que isso representa para a redução de dispêndios em nossa balança comercial e nas emissões de gases causadores do efeito estufa - afirmou.

Para o parlamentar, seria bom se os órgãos do governo, tanto no nível federal como no estadual e no municipal, seguissem algumas das sugestões da Comissão de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Entre essas propostas estão o cumprimento da lei da frota verde, pela qual o poder público deve sempre adquirir veículos movidos a álcool; e a redução de alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para esses automóveis.

- Reduzir impostos escandaliza os atuais gestores da economia nacional, mas os ganhos arrecadatórios que virão com o aumento da produção do álcool compensarão as perdas iniciais - finalizou Carlos Bezerra.



08/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA RECLAMA DE AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS

União da indústria de cana prevê aumento de produção de açúcar e álcool no Centro-Sul

Carlos Bezerra sugere leilão para aumento de arrecadação

Carlos Bezerra apóia aumento de 38% em recursos para safra agrícola

Carlos Bezerra critica proposta de reduzir em 15% produção nacional de soja

CARLOS BEZERRA TEME PERDA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO MATO GROSSO