Carlos Bezerra reclama política industrial urgente para setor de autopeças
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) propôs que a indústria de autopeças seja incluída no rol dos setores que, "urgentemente", precisam de uma política industrial específica. Setores estratégicos e dinâmicos da economia, com amplo efeito multiplicador, como é o caso do setor de autopeças, que segundo o senador é vocacionado também para a exportação, devem receber tratamento especial.
Baseado em estudo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) sobre o setor, ele denunciou o acentuado processo de desnacionalização que atingiu esse ramo industrial a partir da implantação de políticas neoliberais nos anos 90.
- Uma indústria que até o começo dos anos 90 era praticamente toda nacional, hoje tem a seguinte composição do capital: 58% das empresas são de capital nacional - considerando de capital nacional as empresas que possuem mais da metade de seu capital em mãos de brasileiros - e 42% são de capital transnacional - disse.
Conforme o senador, uma análise mais sofisticada do setor, como a realizada pelo estudo da USP, que inclui capacitação tecnológica e de domínio das etapas mais importantes da indústria, demonstra que a participação nacional no setor de autopeças é ainda mais reduzida. Quando se considera apenas o primeiro nível de fornecimento da cadeia de produção, aquele que é o mais importante e agrega maior valor, pois é composto pelas empresas que vendem diretamente para as montadoras, acrescentou Carlos Bezerra, verifica-se que a presença das transnacionais é preponderante, pois 80% delas situam-se nesse nível.
O senador também ressaltou que o saldo da balança comercial da indústria de autopeças indica que houve completa reversão nos últimos anos: até 1997, o Brasil era superavitário, exportava mais autopeças do que importava; a partir de 1997, o setor tornou-se deficitário. Em 2000 o déficit foi de US$ 407 milhões, em 2001, de US$ 528 milhões, de acordo com dados do Sindipeças, informou Carlos Bezerra.
28/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA RECLAMA DA FALTA DE UMA POLÍTICA ARROJADA PARA A AGRICULTURA
Carlos Bezerra defende política para desenvolvimento de setor florestal
CARLOS BEZERRA RECLAMA DE AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS
Bezerra reclama uma política agrária no país
PATROCÍNIO PEDE APOIO PARA O SETOR DE AUTOPEÇAS
Governo assina convênios para fortalecer setor de autopeças