Carta de Santa Catarina traz sugestões para reduzir impacto de mudanças climáticas
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) se reúne nesta terça-feira (18) para debater o documento Carta de Santa Catarina que propõe ações para minimizar o impacto das mudanças climáticas. O documento foi resultado de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na sexta-feira (14), promovida pela CMMC e pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da assembleia.
Entre as sugestões da carta estão o acompanhamento de debates da Conferência Mundial de Copenhagen (COP 15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro na Suíça; elaboração de protocolo de compromisso dos países da Bacia do Prata para redução da emissão de CO e criação de programas e ações para o desenvolvimento de um modelo de desenvolvimento sustentável baseado em uma economia com baixa emissão de gás carbônico.
O texto também sugere a elaboração de políticas públicas voltadas para o turismo sustentável e de políticas tributárias também nesse sentido, como a criação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico. Outras sugestões são criação de um centro federal para subsidiar órgãos e estratégias de defesa civil em Santa Catarina e a inserção do tema "mudanças climáticas" no currículo das escolas e em espaços educativos.
Estiveram presentes ao encontro especialistas do governo, de universidades públicas, da Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Amazônia Sustentável e da defesa civil de Santa Catarina, entre outros.17/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Mudanças Climáticas vai a Santa Catarina e à Amazônia
Código Ambiental de Santa Catarina gera debate acalorado na Comissão de Mudanças Climáticas
SP recebe sugestões para política de mudanças climáticas
SP recebe sugestões para política de mudanças climáticas
Impacto das mudanças climáticas em áreas urbanas em debate
Conferência aponta sugestões para extensão rural em Santa Catarina