Conferência aponta sugestões para extensão rural em Santa Catarina



Foi realizada na última sexta-feira (16), em Santa Catarina a 1ª Conferência Estadual de Ater. O evento é uma ação do Conselho Estadual do Pronaf e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento corresponde a uma etapa preparatória para a conferência nacional, que será realizada em abril e definirá diretrizes para a Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) brasileira.

O agricultor Vilceo Sehnen, 28 anos, do município de Pinhalzinho (SC), presidente da Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Cootraf), afirma que Ater é um instrumento necessário. "Uma Ater qualificada, com técnicos qualificados para fazer o que está proposto no projeto e que consigam ir até propriedade no mínimo quatro horas a cada 30 dias, com projeto de médio prazo, com continuidade e acompanhamento do trabalho”. 

A conferência estadual é uma ação do Conselho Estadual do Pronaf e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio da Epagri e do Incra. O evento corresponde a uma etapa preparatória para a conferência nacional, que será realizada em abril e definirá diretrizes para a Ater brasileira.

“As contribuições de Santa Catarina são muito importantes para a conferência nacional. A partir de 2003 passamos a priorizar o assunto em todo o território nacional, a investir em assistência técnica, foi um período de colocar de pé uma assistência técnica”, disse o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar, Arnoldo de Campos.

Para o delegado do MDA no estado de SC, Jurandi Gugel, a conferência mostra os avanços na capacidade de estabelecer diálogos, pactuar projetos, e traçar. Ele destaca que houve importante participação dos movimentos sociais nas etapas anteriores à conferência estadual, realizadas de 13 a 29 de fevereiro. “O processo foi se qualificando e SC tem suas contribuições para o sistema nacional de ater”, aposta .

O secretário adjunto da Agricultura do estado, Airton Spies,  acredita que uma das contribuições desta conferência é apontar como conseguir aumentar a oferta de Ater com qualidade.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



19/03/2012 21:19


Artigos Relacionados


Carta de Santa Catarina traz sugestões para reduzir impacto de mudanças climáticas

Plenária aprova regulamento da 1ª Conferência Nacional de Extensão Rural

Conferência sobre extensão rural quer melhorar atendimento à agricultura familiar

AMIN APONTA MÁ GESTÃO DO GOVERNO DE SANTA CATARINA

Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina

Mão Santa pede MP para socorrer Santa Catarina